Interior

Robótica estimula aprendizado nas escolas estaduais em Arapiraca

Jovens ampliam os conhecimentos e a criatividade em sala de aula

Por Davi Salsa 29/09/2017 09h20
Robótica estimula aprendizado nas escolas estaduais em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Implantado em 2016, pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Projeto Robótica nas Escolas já contempla 95 unidades de ensino na capital e no interior.

A iniciativa está dotando as escolas de nova tecnologia, proporcionando a oportunidade de os estudantes da rede pública estadual desenvolver o raciocínio lógico e serem inseridos no universo digital.

Em Arapiraca, o projeto já chegou às escolas Quintella Cavalcanti, Senador Rui Palmeira (Premem), Isaura Lisboa (Epial) e Pedro Reis.

O Robótica nas Escolas é um programa que propõe um novo despertar para o ensino na área das ciências exatas, de forma que os alunos tenham um novo entendimento em disciplinas como Matemática e Física, por exemplo.

Por conta disso, os laboratórios de Robótica estão atraindo cada vez mais a atenção dos estudantes, fazendo com que eles se interessem pelas disciplinas exatas e não faltem às aulas.

O professor Kenison Sidney Silva de Oliveira, que leciona a disciplina de Química, também atua como formador de  Robótica Educacional para os alunos da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca.

“A robótica ajuda a desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, pois eles adquirem noções de mecânica e programação, como também trabalham em grupo e desenvolvem o espírito de cooperação”, destaca o educador.

Devido ao sucesso do programa, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, revela que o governo vai continuar investindo na adoção de novas tecnologias e projetos inovadores nas escolas.

“Apoiamos, recentemente, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Cepa, em Maceió. Nossos alunos participaram ativamente e mostraram muita competência e habilidade no uso da tecnologia como importante instrumento de pesquisa, aprendizado e troca de novas experiências em sala de aula”, completou.