Interior
Projeto sócio-esportivo resgata jovens e revela novos valores
Clube Atlético Porto da Rua conta com mais de 100 crianças e adolescentes
A escolinha de futebol, que nasceu em Porto da Rua em 2011, surgiu através da iniciativa do ajudante de cozinha Ronildo Fortunato, mais conhecido como "Grilo", que inventou uma categoria para ver os próprios filhos jogando futebol, que não tinham oportunidades nos clubes tradicionais que disputavam torneios em São Miguel dos Milagres. O nome da escolinha, Clube Atlético Porto da Rua, depois de criado, se transformou, no entanto, num projeto social de resgate da infância e da adolescência de jovens do povoado de Porto da Rua.
E foi a partir da criação da escolinha que o ajudante de cozinha começou a convidar os amigos para montar o projeto social. A notícia se espalhou rapidamente e muitos meninos começaram a se inscrever no projeto. Mas o início foi cheio de problemas, pois o criador do projeto não dispunha de dinheiro para a compra dos uniformes e nem o material esportivo necessário para manter a escolinha. Foi então que começou a realizar pequenos eventos na cidade, como algumas corridas, com o objetivo de arrecadar recursos para compra de material.
Os eventos só foram suficientes para a compra dos uniformes. Foi então que recorreu aos empresários de algumas pousadas. O projeto social era importante para resgatar crianças e adolescentes, que poderiam correr o risco, sobretudo com o avanço das drogas na região. Começou com a Pousada do Toque, do empresário Nilo Bulgarelli. Ganhou novos uniformes, bolas e outros materiais esportivos, podendo assim dar continuidade ao projeto. Outros empreendimentos turísticos simplesmente se recusaram a ajudar. E mesmo depois de seis anos continua em dificuldades, apesar da ajuda de amigos e dos pais das crianças.
Atualmente o projeto conta com mais de 100 crianças e adolescentes envolvidos em vários times. No entanto, para participar do projeto, as crianças precisam estar estudando nas escolas do município. A escolinha já revelou alguns valores, onde o próprio filho do ajudante de cozinha Ronildo Fortunato foi jogar na escolinha de base do Fluminense. São Miguel dos Milagres já revelou muitos jogadores para o futebol. Fanta, ex-vereador, foi um deles, que já jogou no CSA e no Fluminense carioca.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro



