Interior

Pindoba finalmente integrará malha viária do Estado de Alagoas

Renan Filho anunciou ainda projeto para implantação e pavimentação do acesso à Ufal de Viçosa

Por Fonte: Agência Alagoas 03/09/2017 15h46
Pindoba finalmente integrará malha viária do Estado de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Trinta minutos distanciam a cidade de Pindoba da estrada asfaltada mais próxima. Parece um caminho longo, mas são apenas 10,9 quilômetros de trajeto. Sem pavimentação e com pista de mão única, entrar e sair do município ainda são um desafio diário para os moradores. Em período de chuva, esse tempo é maior e o deslocamento para outros lugares é ainda mais difícil.

"Tudo piora quando chove. Fora ter que ir mais devagar, uma vez que a estrada é de barro e, às vezes, o carro atola. Até o único ônibus que entrava na cidade parou de vir por causa desse acesso; só temos uma van agora", conta o vaqueiro Murilo Belém, pindobense que depende da estrada para transportar seus cavalos quando participam de competição.

Mas essa situação está próxima de mudar. Nesse sábado (2), fechando as ações da 7ª edição do Governo Presente no Vale do Paraíba, o governador Renan Filho anunciou a implantação e pavimentação do acesso à cidade de Pindoba, na rodovia AL-445, no trecho do entroncamento com a AL-110, em Viçosa. O projeto da obra já foi concluído e o processo licitatório deverá ser iniciado ainda neste mês de setembro.

A pavimentação do acesso, realizada por meio do programa Pró-Estrada, representa mais do que melhorias de mobilidade para a população. Além de uma redução estimada de 20 minutos no tempo de deslocamento, a obra interligará o município à malha rodoviária estadual, ampliando as possibilidades de desenvolvimento econômico e social.

"Não só o povo de Pindoba está feliz com esse momento. Todos nós que fazemos parte do Governo de Alagoas comemoramos esse dia histórico para o município, que depois de tantos anos vai ganhar o acesso pavimentado. Essa é a proposta do Pró-Estrada, levar dignidade e qualidade de vida aos alagoanos por meio de obras de infraestrutura viária", considera o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

Campus Ufal Viçosa

Ainda durante o evento, o governador autorizou a contratação de empresa especializada para implantação e pavimentação do acesso ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Unidade Viçosa. O trecho de um quilômetro de extensão é o principal caminho utilizado pelos estudantes para chegar à instituição.