Interior

Artesanato produzido no sistema prisional encanta atalaienses

Peças confeccionadas na Fábrica de Esperança puderam ser apreciadas no Vale do Paraíba

Por Agência Alagoas 02/09/2017 11h26
Artesanato produzido no sistema prisional encanta atalaienses
Reprodução - Foto: Assessoria

Peças desenvolvidas com carinho, amor e muita qualidade. A população atalaiense teve uma grande surpresa ao passar pela Arena da Cidadania da sétima edição do Governo Presente e encontrar o estande de artesanato do Projeto Ressurgir.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), já percorreu diversas cidades do país encantando os apreciadores da arte e não poderia ficar de fora do Vale do Paraíba.

Peças de filé, crochê e tenerife foram algumas das muitas variedades de produtos expostos entre os dias 31 agosto e 2 de setembro, em Atalaia. Todo o material é produzido dentro do complexo penitenciário, na capital alagoana, com a mão de obra carcerária. Para que tudo saia em perfeito estado, os internos recebem qualificações de forma permanente, com técnicas de filé, pintura, marcenaria, corte e costura.

A gerente Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Andrea Rodrigues, explica que o objetivo é interiorizar cada vez mais as ações do Governo. “Buscamos desmistificar a imagem do reeducando e mostra que ele pode retornar à sociedade com dignidade, levando cultura, beleza e trabalho. A receptividade do povo atalaiense foi excelente e esperamos voltar mais vezes”, salientou a agente penitenciária.

Apesar do foco principal da exposição não ser a comercialização das peças, todos os produtos puderam ser adquiridos durante a exposição. Os recursos provenientes das vendas serão revertidos em melhorias para o sistema prisional, por meio do Fundo Penitenciário.

Além da exposição do artesanato, a Seris distribuiu 260 kits de bebês confeccionados nos presídios. O material foi entregue a gestantes e puérperas da região.