Interior
Governador reabre ginásio fechado há sete anos em Mar Vermelho
No último dia do Governo Presente no Vale do Paraíba, governador destaca importância do esporte aliado à educação para a formação dos jovens alagoanos
A população de Mar Vermelho comemorou, neste sábado (2), a reabertura do Ginásio Poliesportivo Rosa Maria Maia Procópio, reinaugurado pelo governador Renan Filho entre as ações do último dia do Governo Presente do Vale do Paraíba.
O ginásio estava em condições precárias há sete anos e, nos últimos quatro, inabilitado para a prática desportiva, vinha sendo utilizado como depósito pela Prefeitura de Mar Vermelho.
De acordo com o governador Renan Filho, a reabertura do ginásio integra uma série de ações de incentivo ao esporte e à educação em Alagoas.
"O esporte aliado à educação é fundamental. O Estado já construiu 65 ginásios novos, do zero, neste governo, e reformou outros 15 em escolas estaduais e municipais. Quando assumimos, havia apenas 32 ginásios em funcionamento. Hoje são 97 e vamos construir mais 35 em 2018. O ginásio aqui de Mar Vermelho era municipal. A prefeita Juliana Almeida repassou o ginásio para o Estado, nós reformamos e agora vamos devolver a administração à Prefeitura, para que a comunidade faça o melhor uso dele", explicou o governador.
O vice-prefeito de Mar Vermelho, André Brandão, explica que, sete anos atrás, ainda na gestão anterior, o Governo do Estado havia se comprometido em realizar uma reforma de grande porte no ginásio, o que não se concretizou.
"Como havia essa promessa, à Prefeitura, com poucos recursos, foi realizando pequenos reparos no ginásio. Mas a reforma prometida pelo Estado nunca foi realizada e ele acabou ficando totalmente deteriorado. Agora, com o governador Renan Filho, em um curto espaço de tempo conseguimos devolver o ginásio à população", contou Brandão.
Para Carlos Emanuel de Oliveira, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Silvério Lins, que tem 280 adolescentes matriculados e fica localizada ao lado do ginásio, sua reabertura aumenta as expectativas de melhores resultados nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) no próximo ano.
"A gente ficou em terceiro lugar na etapa regional dos jogos este ano, mesmo treinando numa quadra que fica afastada. A gente precisava ir treinar em um ônibus da Prefeitura. Agora, a gente tem um lugar bem perto pra se preparar e toda a população vai poder aproveitar o ginásio", disse o jovem.
"Os jovens de Mar Vermelho têm muita vontade de estudar. Esse ginásio totalmente reconstruído, em frente a uma praça linda, sem dúvida resgata a autoestima da população de Mar Vermelho, mostrando para as pessoas que, quando a gente tem as parcerias certas, mesmo em momentos difíceis como o Brasil vive agora, a gente consegue avançar e realizar entregas importantes para a comunidade", lembrou Renan Filho.
"Já reformamos 200 escolas em nosso Governo e temos 40 com obras em andamento. Temos 10 mil alunos em ensino de tempo integral em 35 unidades. E vamos começar 2018 com 50 escolas de tempo integral. Ainda estamos descentralizando os recursos, enviando o dinheiro direto para as escolas, porque a escola só funciona se tiver autonomia no dia a dia para resolver os entraves que aparecem", disse o governador.
Abastecimento de água
Durante a 7ª edição do Governo Presente, o município de Mar Vermelho recebeu também melhorias no sistema de abastecimento de água, com a perfuração de novos poços artesianos, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
"Mar Vermelho passou por uma crise hídrica muito grande, nos últimos anos. Em todas as cidades incluídas no Governo Presente foram perfurados poços. Aqui em Mar Vermelho foram cinco, fortalecendo o abastecimento de água na cidade e garantindo melhores condições de vida para a população. Em 2014, último ano do Governo passado, foram perfurados 14 poços em todo o Estado. De 2015 pra cá, este Governo perfurou 500 poços, o que significa que estamos investindo bastante também nos sistemas de abastecimento de água das cidades", lembrou o governador Renan Filho.
Durante a solenidade em Mar Vermelho, a prefeita Juliana Almeida falou sobre a parceria com o Governo de Alagoas. "A gente não faz nada sozinho. Quando vemos um governador tão revigorado, que passa tanta firmeza, a gente se sente mais forte pra continuar administrando em meio a essa crise. Ficamos muito felizes em receber o Governo Presente. Foi realmente uma festa de três dias na cidade", disse a prefeita.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025