Interior

Aumenta o número de pessoas mordidas por cães em Arapiraca

Hospital de Emergência do Agreste contabiliza mais de 300 ataques neste ano

21/08/2017 17h07
Aumenta o número de pessoas mordidas por cães em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

O aumento no número de cães e gatos soltos nas ruas de Arapiraca e de outras cidades do Agreste está vitimando dezenas de pessoas, por conta dos crescentes casos de ataques dos animais.

O Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, registra um aumento nos casos de atendimento a pessoas vítimas de mordidas de cães, gatos e outros animais silvestres.  

Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) do hospital, de 1º de janeiro até a primeira semana de agosto deste ano, foram contabilizados 354 atendimentos.

O número é superior ao registrado, no mesmo período do ano passado, com 304 pessoas atendidas por conta de ferimentos provocados por mordidas de cachorros, gatos e outros animais.

Segundo a coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospital do HE do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, também há registro de ataques de morcegos e outros animais silvestres, mas a grande maioria dos casos refere-se a ataques de cães e gatos domésticos ou soltos nas ruas da cidade.

Ana Lúcia Lima revelou que apenas 160 pacientes tiveram de receber o soro antirrábico. Ela orienta as pessoas a procurarem a unidade de saúde mais próxima de suas casas.

"O médico ou a enfermeira é quem mais dizer, dependendo de cada caso, se há necessidade da aplicação do soro no paciente", explica a coordenadora, orientando as famílias a monitorar, se possível, o cão ou gato agressor pelo período de dez dias, para atestar ou não se o animal apresenta os sintomas da raiva.