Interior

Governo entrega patrulhas agrícolas, veículos e equipamentos em Messias

Renan Filho anuncia construção de um Cisp e investimentos no sistema de abastecimento de água da cidade

Por Agência Alagoas 21/07/2017 20h54
Governo entrega patrulhas agrícolas, veículos e equipamentos em Messias
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, fizeram, na manhã desta sexta-feira (21), em Messias, a entrega de três patrulhas agrícolas mecanizadas. Os tratores equipados com colheitadeiras e arado serão utilizados, exclusivamente, pela agricultura familiar no município.

"Chegamos a Messias num dia de chuva e esses tratores vão prestar um grande benefício: cortar e preparar a terra para que o pequeno agricultor familiar comece a plantar e assim melhorar sua condição de vida e de toda a sua família", observou Renan Filho.

As máquinas agrícolas foram viabilizadas por meio de emenda parlamentar do senador Renan Calheiros, que participou da solenidade de entrega. "A maior satisfação que você tem é chegar ao município e ver uma Prefeitura organizada e com condições de receber investimentos em infraestrutura e equipamentos agrícolas. Isso sem dúvida facilita o trabalho do senador lá em Brasília", afirmou Renan Calheiros.

De acordo com Álvaro Vasconcelos, serão entregues, este ano, 219 patrulhas mecanizadas aos municípios alagoanos. Segundo ele, 123 desses tratores serão disponibilizados diretamente pelo Governo de Alagoas e os demais por meio de emendas parlamentares com contrapartida do Estado. Só este mês, foram entregues 37 patrulhas mecanizadas.

Veículos

Durante a solenidade, foram entregues, ainda, dois veículos para a Secretaria Municipal de Saúde e um ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. Equipamentos e mobiliário também foram disponibilizados a este órgão.

"Obrigado, senador, pelos veículos para a saúde. Agora teremos uma caminhonete adequada para levar médicos e enfermeiros à zona rural, cujo acesso é dificultado principalmente em dias de chuva. Esse carro do Conselho Tutelar também será muito importante para que os conselheiros possam desenvolver melhor os seus trabalhos", afirmou o prefeito de Messias, Jarbas Omena.

Ele assinou ordens de serviço para a construção de tanques destinados à piscicultura e de um vestiário no campo society e de uma praça no residencial Ares Central. Foi doado, ainda, um terreno para construção da sede da Associação dos Transportadores Complementares do município.

Mais investimentos

Renan Filho anunciou, ainda, a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Messias. "O Cisp de Messias será o terceiro da região. Já temos em Murici, São José da Laje e agora vamos ter aqui, que é uma cidade da grande Maceió e que precisa muito do fortalecimento da segurança pública", informou o governador.

Ele também anunciou o investimento de R$ 1.775.280,96,  por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), para melhorar o sistema de abastecimento de água do município.

"A gente prometeu que iria melhorar o sistema de abastecimento de água da cidade. Agora, o projeto está 100% pronto e a obra está sendo licitada. Nos próximos dias, a Casal vai fazer um grande investimento para aumentar a oferta d'água e a qualidade do líquido distribuído em Messias, que é a principal demanda hoje do povo daqui", afirmou Renan Filho.

O governador anunciou, por fim, que pretende transformar a Escola Estadual de Messias numa unidade de ensino em tempo integral. Trinta e cinco já funcionam nesta modalidade e até o próximo ano serão 50. "Para isso, vamos fazer concurso público para professores", enfatizou.

Prestigiaram o evento em Messias, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab), Elizeo Rego; o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias; o deputado estadual Davi Davino; o prefeito de Murici, Olavo Neto, dentre outras autoridades.