Interior

Arapiraquense dá exemplo de superação após sofrer grave acidente com motocicleta

Lucas Barbosa ficou dois meses no Hospital de Emergência do Agreste, entre a vida e a morte

16/07/2017 16h33
Arapiraquense dá exemplo de superação após sofrer grave acidente com motocicleta
Reprodução - Foto: Assessoria

Um grave acidente colocou o estudante Lucas Barbosa Cavalcante, 23 anos, nas estatísticas de pessoas, que todos os dias sofrem acidentes com motos e são atendidas no Hospital de Emergência Daniel Houly, na cidade de Arapiraca.

O jovem trafegava em um trecho da Rua São Francisco, e sua moto acabou colidindo em um veículo que fez uma manobra arriscada e provocou a colisão.

Com várias fraturas e hemorragia interna, Lucas Barbosa foi levado para o Hospital de Emergência Daniel Houly, onde passou dois meses internado entre a vida e a morte.

"Quase morri. Os médicos fizeram de tudo e minhas chances de sobreviver eram poucas. Graças a Deus, consegui sobreviver e hoje estou impossibilitando de caminhar, mas agradeço por estar vivo e contando a minha história para todos”, relata o jovem, que teve uma das vértebras da coluna cervical fraturada e ainda uma grave perfuração no estômago.  

Lucas Barbosa faz fisioterapia e vive em uma cadeira de rodas. Apesar das dificuldades, o jovem leva uma vida normal. Ele vai ao cinema, curte festas ao lado de amigos e também faz parte do Projeto Mão na Roda, que ajuda pessoas com algum tipo de deficiência, especialmente cadeirantes, praticar esportes na cidade.  

“Antes do acidente, eu pensava que moto era um veículo seguro. Sei que estava errado. Aconselho as pessoas que utilizam esse veículo para ter muito cuidado e também dirigir com atenção por si e pelos outros", alerta o jovem Lucas Barbosa.

Estatísticas

O Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, que integra a rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), prestou a atendimento a 23.634 pessoas nos primeiros seis meses de 2017. Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD), de janeiro a junho deste ano, os acidentes com motos lideram as estatísticas, com 5.224 atendimentos a vítimas de colisões ou quedas de motos. No mesmo período do ano passado, o número de vítimas de acidentes com esses veículos foi um pouco superior, com o registro de 5.376 atendimentos. Mesmo com a pequena redução nos atendimentos, em relação ao ano anterior, o número ainda é considerado alto. A diretora-geral da Unidade de Emergência Daniel Houly, a médica Regiluce Santos, considera os números alarmantes.

“Mesmo com as campanhas educativas e preventivas realizadas pelos órgãos de trânsito, as ocorrências continuam vitimando muitas pessoas, principalmente jovens em idade produtiva. Precisamos continuar orientando ainda mais as pessoas para ter cuidados redobrados e evitar as imprudências no trânsito", salienta a diretora. 

Regiluce Santos informa que o consumo de bebidas alcoólicas é outro fator para o elevado número de acidentes com motos.  "Os prejuízos são muito grandes. Além dos altos custos hospitalares com a internação e tratamento às vítimas, os acidentes deixam sequelas físicas e psicológicas, incapacitando pessoas jovens para o resto da vida", alerta. 

Ainda nos primeiros seis meses de 2017, o Hospital de Emergência do Agreste também contabilizou 4.399 pessoas internadas com ferimentos e fraturas ocasionadas por conta de quedas da própria altura, e 226 atendimentos a vítimas de agressão com arma de fogo. O relatório também aponta para o atendimento a 145 pessoas por conta de agressão com arma branca (faca/facão), 778 vítimas de picadas de escorpião e 220 pessoas internadas por intoxicação com medicamentos.