Interior

HE do Agreste registra aumento de vítimas de picadas de escorpião

Os ataques de animais peçonhentos contabilizaram, nos primeiros seis meses deste ano, um total de 960 vítimas

14/07/2017 11h45
HE do Agreste registra aumento de vítimas de picadas de escorpião
Reprodução - Foto: Assessoria
Relatório divulgado nesta sexta-feira (14), pelo Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, revela o aumento no número de pacientes atendidos por conta de picadas de escorpião.

Os ataques de animais peçonhentos contabilizaram, nos primeiros seis meses deste ano, um total de 960 vítimas.

As picadas de escorpião representam mais de 79% dos casos, com 759 pessoas atendidas no hospital.

De acordo com o relatório, de janeiro a junho de 2016, o número foi de 606 atendimentos.

A cidade de Arapiraca lidera com 632 casos, este ano, seguida de Limoeiro de Anadia, com 24 casos, e Girau do Ponciano, com 16 vítimas de picada de escorpião.

As pessoas no sexo feminino são as maiores vítimas, com 467 atendimentos, e os homens com 292 casos registrados. A maior incidência está em pessoas na faixa etária entre 20 e 34 anos de idade.

De acordo com a assistente social Ana Lúcia Lima, responsável pelo serviço de Epidemiologia Hospitalar do HE do Agreste, os escorpiões apresentam risco, mas a letalidade vai depender de vários aspectos como a idade da vítima.

Ela explica que a melhor maneira de evitar o aparecimento de escorpiões, é evitar o acúmulo de detritos no terreno ou na residência, porque podem atrair baratas, que são as presas naturais do escorpião.

Ana Lúcia aconselha a vítima ou responsável, no caso de crianças, lavar o local da picada com água e sabão, não fazer torniquete, não furar, não cortar, não espremer, não queimar, não fazer sucção no local da ferida, e nem aplicar folhas, pó de café ou terra sobre ela para não provocar infecção, não ingerir bebida alcoólica, querosene ou fumo, além de fazer uso de analgésico até que chegue ao serviço de saúde, para que o médico possa avaliar a necessidade de tomar soro indicado.