Interior
Equipamentos agrícolas são entregues ao município de Olivença
Maquinários irão facilitar e qualificar as rotinas produtivas dos agricultores locais; entrega ocorreu nesta sexta (7)
O Governo de Alagoas, por meio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL), entregou, nesta sexta-feira (7), oito novos equipamentos agrícolas ao município de Olivença, sendo três tratores, três grades aradoras e duas colhedoras de forragem que serão utilizadas no desenvolvimento da agricultura familiar local.
Os equipamentos somam cerca de R$ 330 mil em recursos que foram viabilizados pelo senador Renan Calheiros junto ao Ministério da Agricultura. A entrega ao município supre demanda para ampliar a assistência aos agricultores e tornar os processos de produção mais qualificados para a geração de renda no campo.
De acordo com o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, os maquinários chegam para melhorar a forma do agricultor trabalhar no campo, qualificando as etapas de produção, reduzindo o tempo do plantio e minimizando os custos.
O prefeito de Olivença, Zé Arnaldo, explicou que o município tem 100% de seus moradores dependentes da agricultura familiar e que os equipamentos foram entregues na hora certa, num período em que é iniciada a silagem, cuja forragem é crucial para a alimentação animal.
“Os equipamentos dão mais condições do homem do campo permanecer no campo, oferecendo apoio para o desenvolvimento local e geração de emprego e renda para o nosso povo. Agradecemos, porque talvez nenhum outro município tenha tido acesso a tantos equipamentos importantes para melhorar a qualidade de vida dos moradores locais”, destacou, agradecendo, ainda, à parceria da Emater para fazer com que os equipamentos chegassem ao município.
Durante diálogo com os moradores e gestores locais, o diretor-presidente da Emater ressaltou que a instituição vem trabalhando e buscando criar parcerias com os municípios para fortalecer a agricultura familiar, como foi o caso de Olivença, que também receberá outros equipamentos agrícolas e será beneficiada com uma central de distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Entregamos oito equipamentos hoje, mas não vamos parar por aí. Já temos uma central de distribuição do PAA prevista, fruto desta parceria e apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, garantindo a entrega de mini-caminhão, automóvel, computador, freezer, balança e outros itens, tudo para fortalecer o processo na ponta final de comercialização das produções”, anunciou Carlos Dias.
ReconhecimentoO empenho do Governo de Alagoas tem sido visto de maneira positiva por gestores estaduais e municipais, como destacaram os deputados Antônio Albuquerque e Isnaldo Bulhões.
Segundo Albuquerque, a Emater poder patrocinar melhores condições e permitir o desenvolvimento, sobretudo ao agricultor pequeno, que precisa da presença do Estado, é de suma importância.
“Sabemos que a agricultura é tão importante quanto a segurança, saúde e educação. E um município como Olivença receber equipamentos de primeira linha é uma atitude absolutamente louvável que só tende a fortalecer a atividade no campo”, comentou.
Já o deputado Isnaldo Bulhões frisou que a entrega de equipamentos figura como uma das principais ações direcionadas à agricultura familiar, que é um dos pontos mais importantes da economia estadual.
“Essa parceria do governo do estado com a prefeitura de Olivença, ou qualquer que seja a prefeitura do Sertão alagoano, tem através da Emater a garantia de trazer, além do equipamento, toda condição técnica de assistência aos produtores”, complementou.
PresençasA solenidade de entrega também foi marcada pela presença do senador Renan Calheiros, dos deputados estaduais Antônio Albuquerque e Isnaldo Bulhões, do secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, da secretária municipal de Agricultura, Neide Tenório e de vereadores locais.
Mais lidas
-
1Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Luzes e cores
Queima de fogos na orla de Maceió vai durar 12 minutos