Interior

7 de julho de 2017 12:11

Luciano destaca participação das famílias na escola em Lagoa da Canoa

Gestores apresentaram programa em encontro realizado na cidade de Arapiraca

A participação ativa das famílias no processo educativo dos filhos, dentro do ambiente escolar, está trazendo uma nova perspectiva na aprendizagem, no município de Lagoa da Canoa.

Nesta quinta-feira (6), as ações realizadas pelos educadores do município foram apresentadas ao vice-governador e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, durante a realização do Encontro de Acompanhamento do Programa Escola 10.

O evento ocorreu no ginásio de esportes da Escola Estadual Pedro Reis, na cidade de Arapiraca, e também contou com a participação ativa de secretários municipais de Educação, gerentes de ensino, coordenadores pedagógicos e professores do Agreste, Sertão, Baixo São Francisco e parte da Zona da Mata alagoana.

Na ocasião, a secretária de Educação de Lagoa da Canoa, Heloísa Gracindo, fez uma relato de como está sendo implantado o programa Família na Escola.
“A escola, simultaneamente, é parceira essencial da família na construção do ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual cultural, social, cognitivo, critico, científico e espiritual. Precisamos entender plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho. A responsabilidade institucional de ensino é da escola e a responsabilidade de educar na plenitude é da família”, afirmou a secretária, destacando o apoio da prefeita Tainá Veiga e a importância da parceria com o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

Ainda de acordo com a secretária Heloísa Gracindo, o programa visa, essencialmente, promover a participação de familiares no processo educativo realizado pela escola e proporcionar aos mesmos momentos de reflexão sobre suas relações, além de oferecer a oportunidade aos professores a ressignificação de seu papel como objetivo primordial do projeto educacional.

Integração

A gestora esclareceu que o Programa Família na Escola é de autoria da diretora-pedagógica da secretaria, a professora Cristina Nunes Bezerra Silva, com ações elaboradas e apresentadas aos gestores escolares com o intuito de integrar família e escola, na busca de resultados positivos, por meio de uma efetiva parceria entre ambas as instituições que pertencem a rede pública municipal de ensino em Lagoa da Canoa.

Além do programa Família na Escola, o vice-governador e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, conheceu outras ações importantes, como o Projeto Leitura e Escrita, pautado na formação de um leitor crítico atuante na sociedade, bem como o Aluno Destaque, Projeto da Obmep, aulas de reforço, simulados e formação continuada dos profissionais de educação.

A secretária Heloísa Gracindo também adiantou que a secretária está organizando a realização da primeira edição dos Jogos Escolares, com o propósito de estimular ainda mais o empoderamento dos jovens, incluindo palestras com educadores físicos nas 23 escolas da rede municipal de ensino.

“Gostaria de parabenizar o secretário Luciano Barbosa e o governador Renan Filho, pelo empenho e compromisso com que têm tratado a nossa educação. Acredito que educação se faz com ações e parcerias, pondo a mão na massa em equipe e focando sempre na aprendizagem de nossos alunos. Escolhi ser professora porque acredito na educação. Logo, não poderia ser diferente a visão que passo aos meus colegas de trabalho, e é acreditando na educação de Alagoas e de meu município de Lagoa da Canoa que as ações da equipe Semed vão tomando forma, despertado as famílias para a importância da parceria com a escola e focando na aprendizagem de nossos alunos”, destacou a secretária.

Comentários

MAIS NO TH