Interior

Presidente da AMA diz que consórcio é saída para reduzir custos de municípios

Hugo Wanderley foi interlocutor dos prefeitos para formação de um novo consórcio para saúde

Por Imprensa / AMA 27/06/2017 16h55
Presidente da AMA diz que consórcio é saída para reduzir custos de municípios
Reprodução - Foto: Assessoria

Prefeitos e os secretários municipais que compõem a 4ª e 8ª Regiões de saúde definiram nesta terça-feira (27), com apoio da AMA, a criação de uma Rede de Urgência e Emergência para melhorar a qualidade dos serviços nas cidades.

Palmeira dos Índios é a cidade referência de saúde da região onde estão localizados o Hospital Regional Santa Rita e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os gestores também decidiram criar um novo consórcio de saúde. Uma ferramenta, segundo o presidente Hugo Wanderley, que é o formato adequado para se fazer saúde e a melhor saída para reduzir custos. A AMA tem estimulado e orientado as equipes técnicas sobre os procedimentos necessários, como aprovação pelas câmaras de vereadores.

O prefeito de Palmeira, Julio Cesar, disse que os municípios não podem mais ficar dependendo do corredor do HGE, e que o modelo de gestão de saúde, que desloca o usuário para Maceió, é ineficiente e ultrapassado.

Os prefeitos fizeram uma pactuação para reorganizar a saúde e garantir o serviço a partir do início de julho.

A 8ª Região de Saúde é composta pelos municípios de Palmeira dos Índios, Igaci, Belém, Estrela de Alagoas, Maribondo, Minador do Negrão, Cacimbinhas e Tanque D’Arca. Também participaram prefeitos de Paulo Jacinto e Quebrangulo.