Interior

Deputados aguardam posição de Rogério Teófilo para instalação do IC em Arapiraca

Encontro ocorreu no Centro Administrativo de Arapiraca e contou com a presença de parlamentares

26/06/2017 16h19
Deputados aguardam posição de Rogério Teófilo para instalação do IC em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Nove deputados estaduais com bases políticas em Arapiraca e, também, nos municípios do Agreste e Sertão participaram, nesta segunda-feira (26), de reunião com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), para tratar da parceria com o governo estadual para a instalação do Instituto de Criminalística (IC) na segunda maior cidade de Alagoas.

O encontro ocorreu no Centro Administrativo de Arapiraca e contou com a presença dos deputados Ricardo Nezinho (PMDB), Tarcizo Freire (PP), Edval Gaia (PSDB), Gilvan Barros Filho (PSDB), Inácio Loiola (PSB), Jairzinho Lira (PMDB), Jó Pereira (PMDB) e Severino Pessoa (PSC). 

Durante a reunião, o coordenador do encontro, o deputado estadual Ricardo Nezinho, defendeu uma urgente discussão sobre o assunto, ressaltando que as famílias não podem continuar enfrentando situações constrangedoras em vias públicas.

“Os corpos das pessoas vítimas de acidentes e homicídios ficam horas à espera da chegada de peritos do instituto, uma vez que eles se deslocam de Maceió para fazer o trabalho de perícia em nossa região”, disse Ricardo Nezinho, frisando que a parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Governo do Estado vai beneficiar moradores de 52 municípios em toda a região.

O planejamento prevê que a equipe do Instituto de Criminalística será composta por 30 funcionários das áreas técnica e administrativa, sendo 18 servidores cedidos pelo município para os setores de serviços gerais e pessoal de apoio, ficando a cargo do governo estadual a manutenção de toda a infraestrutura, como o pagamento do aluguel do prédio, viaturas e combustíveis para o funcionamento da Perícia Oficial em Arapiraca.

O governo já nomeou os peritos e alugou um prédio, localizado na Avenida Miguel Correia de Amorim, no bairro Baixão, nas proximidades da Central de Polícia de Arapiraca.

Na reunião, o prefeito Rogério Teófilo disse aos deputados que o município passa por dificuldades financeiras para investir em novas parcerias.

O gestor revelou que a prefeitura trabalha, atualmente, no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê gastos até 50% da receita financeira para o pagamento da folha salarial.

Teófilo adiantou que os gastos com os servidores já chegam a 57% da receita, o que, segundo ele, está engessando a máquina pública para atender todas as demandas de Arapiraca.

“Vamos solicitar à procuradoria do município que agende um encontro com o pessoal da Perícia Oficial de Alagoas, para tratar das questões legais e administrativas com a finalidade de encontrar um meio de formalizar a parceria”, disse Teófilo.