Interior

Carroçada Junina marca festejos de alunos da rede estadual de União dos Palmares

Desfile percorreu as principais ruas da cidade nesta sexta-feira

16/06/2017 18h57
Carroçada Junina marca festejos de alunos da rede estadual de União dos Palmares
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o intuito de resgatar as tradições dos festejos juninos, estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares, realizam, nesta sexta-feira (16), a II Carroçada Junina, um concurso da carroça mais enfeitada e a turma mais animada. Ao todo, quatorze turmas com carroças caracterizadas desfilaram pelas principais ruas do município, atraindo a atenção dos moradores.

Tinha carroça para todos os gostos: Pagode Russo, Coco de Roda, Carroceiros do Arrocha, O ChicoteEestrala, Arrasta a Chinela, Nosso Arraiá do Tempo, Carimbo, Arrasta Pé, Simpatias de São João, entre outras.

De acordo com a diretora da unidade, Sandra Vitorino, o projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, com construção de textos, cordéis, estudo dos principais folguedos e apresentações musicais com forrós tradicionais. "Trabalhamos o tema desde o início do mês e nos preparamos para este momento festivo, utilizando uma linguagem atrativa para eles, com apoio dos pais e de toda a comunidade", explica Sandra Vitorino.

Ex-estudante da escola, nascida e criada em União dos Palmares, dona Elza Lopes de Oliveira fez questão de prestigiar o desfile. “É a coisa mais linda do mundo. Pena que na minha época não tínhamos festa assim", revela a ex-estudante.

Caracterizada como Rainha do Milho, a professora Renata Maria da Conceição foi responsável pela orientação do 2º ano D, e trouxe como tema a quadrilha junina tradicional. "A turma é pequena, com 12 alunos, mas todos animados e caracterizados com os principais personagens da quadrilha", explica Renata. A programação foi encerrada com um grande forró na própria escola, marcando também o início do recesso escolar.