Interior

Hospital de Campanha vai atender vítimas das chuvas de Marechal, Pilar e Atalaia

Estrutura hospitalar começou a ser montada neste domingo (4) e ficará instalada em Alagoas até os municípios restabelecerem as condições de atendimento

Por Assessoria 05/06/2017 10h39
Hospital de Campanha vai atender vítimas das chuvas de Marechal, Pilar e Atalaia
Reprodução - Foto: Assessoria

O Hospital de Campanha do Exército começou a ser instalado neste domingo (4) no Polo Industrial de Marechal Deodoro (antiga fábrica Jaraguá) e vai atender as vítimas das chuvas também de Pilar e Atalaia, que estão na lista dos municípios mais destruídos pelas chuvas que caíram em Alagoas nos últimos dias. A estrutura móvel hospitalar tem dez módulos e está sendo deslocada de Recife, Pernambuco, e fica distante 20 km de Marechal e Pilar e a 30 km de Atalaia. A decisão se deu na semana passada em reunião entre representantes do Exército e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O hospital possui uma área de 900 metros quadrados e tem capacidade para 24 leitos de enfermaria e prestar assistência à população dos três municípios. Ficou decidido na reunião que o Exército vai disponibilizar 36 profissionais de Saúde, sendo seis médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender principalmente os casos de diarreia aguda e leptospirose, hepatite A e as infecções respiratórias. 

O secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Aerton Lessa, ressalta que o hospital servirá como um importante suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade Mista 24 horas, uma vez que o município não tem capacidade de internação, e a população terá uma nova referência mais próxima e com qualidade.

Já o secretário de Saúde de Atalaia, Juliano Montenegro, disse que o hospital do Exército vai ajudar ao município, sobretudo nos casos mais graves, como também os problemas de diarreia, gripe forte, problemas respiratórios e os de suspeita de leptospirose. "A vinda deste Hospital de Campanha vai nos ajudar muito até para desafogar o HGE", destacou.

 O Hospital de Campanha ficará instalado em Alagoas até as equipes de saúde dos municípios conseguirem restabelecer as condições normais de atendimento à população. Para otimizar o trabalho do Hospital de Campanha, os profissionais da Atenção Básica de cada município fará a triagem dos pacientes e os casos mais graves serão encaminhados a uma das unidades montada pelo Exército.