Interior

Pilar e Marechal Deodoro cancelam festejos juninos devido a estrago das chuvas

Todos os recursos financeiros serão redirecionados para as vítimas das chuvas

Por Tribuna Hoje com Assessorias 01/06/2017 17h09
Pilar e Marechal Deodoro cancelam festejos juninos devido a estrago das chuvas
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito de Pilar, Renato Filho (PSDB), informou na manhã desta quinta-feira (01) que devido às fortes chuvas e aos estragos causados na cidade, vai cancelar os festejos juninos deste ano. Todos os recursos serão voltados para as vítimas das chuvas. Além da situação e Pilar, outro município da região metropolitana de Maceió que sofre com a grande quantidade de chuvas, Marechal Deodoro, emitiu nota e cancelou as festividades.

De acordo com o gestor de Pilar, os últimos acontecimentos levaram ao cancelamento do São João. “Não há estrutura financeira para bancar uma festa junina, pois todos os nossos esforços estão voltados para a reconstrução da cidade e para as pessoas desabrigadas e desalojadas”.

Para este ano, Renato Filho estava planejando realizar pequenos eventos para o povo pilarense.

“Íamos fazer concursos de quadrilhas juninas, palhoções, contratar músicos e trios pé de serra, além de fazer um casamento matutu, mas não há possibilidade de realizar nem isso”, ressaltou.

Ao todo, 300 pessoas ficaram desabrigadas e 4.000 desalojadas. “A minha principal prioridade agora é cuidar das pessoas e devolver uma cidade limpa, reconstruída, com casas para que eles possam morar com segurança”, afirmou.

Parceria com MP

Renato também informou que solicitou ao Ministério Público Estadual (MPE) do município uma parceria com relação às enchentes que afetaram a cidade.

Nesta sexta-feira (02), o gestor estará reunido com o promotor do MPE, Jorge Dória para repassar a situação que o município se encontra e vai solicitar para que o MP esteja acompanhando as ações que serão realizadas.

Limpeza

Desde terça-feira (30), o prefeito de Pilar está investindo na limpeza da cidade com caminhão de lava jato para que seja retirado das ruas todo lixo que ficou após a enchente. Desta maneira, praticamente todos os bairros estão limpos e aos poucos, o gestor está devolvendo a cidade como era antes.

Nota da prefeitura de Marechal Deodoro

“A Prefeitura de Marechal Deodoro, diante do estado de calamidade pública causado devido às fortes chuvas que assolam todo município, deixando milhares de deodorenses desabrigados e desalojados, numa atitude sensata, vem informar o CANCELAMENTO dos festejos juninos 2017 intitulado de 'Arraiá da primeira capitá'.“

A assessoria de comunicação também atualizou o número de desabrigados. São 6 mil pessoas desalojadas (fora 750 famílias que foram para o Conjunto Maria Gislene Matheus e que estão sendo assistidas pela Prefeitura). 2.400 estão desabrigadas e 29. 294 mil pessoas afetadas em todo o município.