Interior

Governo de Alagoas inicia obras de recuperação asfáltica em Igreja Nova

População aguarda reestruturação da estrada com ansiedade

Por Ascom / Setrand-AL 23/05/2017 15h50
Governo de Alagoas inicia obras de recuperação asfáltica em Igreja Nova
Reprodução - Foto: Assessoria

A população de Igreja Nova, na região Sul de Alagoas, convive com estradas esburacadas e mal sinalizadas, prejudicando a mobilidade e atrasando o desenvolvimento da região. O pescador Edson dos Santos conta que há anos espera a recuperação do acesso à cidade. "Há muito tempo essa estrada está ruim, toda esburacada. Quando chove, a coisa fica horrível, vira tudo lama" conta.

Ainda segundo o pescador, desde que foi feita, a estrada nunca foi recuperada. "Moro aqui há vinte anos e desde que foi feita, nunca taparam os buracos. Essa região tem muitos povoados e o povo da roça precisa transportar seus produtos para as cidades vizinhas. Com a estrada ruim, tudo fica mais difícil" explica Edson.

Essa dura realidade enfrentada pelos moradores começa a mudar. Nesta segunda-feira (22), o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram a ordem de serviço para o início das obras de recuperação asfáltica da rodovia AL-225, por meio do programa Pró-Estrada.

A recuperação asfáltica, que é gerenciada pela Setrand e executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), abrange um trecho de 20 km, entre AL-110 e a BR-101. Além disso, a estrada reestruturada irá receber nova sinalização horizontal e vertical, garantindo maior mobilidade e segurança viária.

Helder Gazzaneo, diretor-presidente do DER, esclarece que os serviços serão feitos com recursos do Executivo estadual.

"Para recuperar a AL-225, em Igreja Nova, iremos investir cerca de R$ 13 milhões de recursos próprios do Governo do Estado. São coisas que há muito tempo não se via em Alagoas: as obras sendo realizadas com recursos próprios. Não tenho dúvida de que a rodovia será restaurada no mais breve espaço de tempo possível", afirmou Helder Gazzaneo.

Durante a solenidade, o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressaltou a importância do programa Pró-Estrada, que já beneficia mais de 30 cidades alagoanas.

"Hoje, nós iniciamos os trabalhos do Pró-Estrada em mais um município alagoano. Aqui, em Igreja Nova, os serviços são essenciais porque a situação da estrada não é da melhores. Com o empenho do governador Renan Filho, em menos de um ano, esse programa já recupera um terço da malha viária alagoana, garantindo maior segurança, mobilidade e desenvolvimento social e econômica" ressaltou o secretário.