Interior

São Luís do Quitunde é beneficiado com diversas obras do Governo do Estado

Renan Filho inaugura prédio histórico de escola estadual e pavimentação de vias urbanas do município

Por Agência Alagoas 15/05/2017 17h50
São Luís do Quitunde é beneficiado com diversas obras do Governo do Estado
Reprodução - Foto: Assessoria
O governador Renan Filho inaugurou, nesta segunda-feira (15), o prédio histórico da Escola Estadual Messias de Gusmão, localizada no município de São Luís do Quitunde, região norte do Estado. A unidade, que estava fechada havia 17 anos, foi completamente restaurada pelo Governo do Estado.

 

Em seguida, Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram a ordem de serviço para a recuperação asfáltica de 28 quilômetros da rodovia AL-105, no trecho que liga a Ponte da Flamenguinha, em São Luís do Quitunde, à cidade de Matriz de Camaragibe.

O governador garantiu que as obras seguirão até Maragogi, na divisa de Alagoas com Pernambuco. “Nos próximos dias vamos lançar a recuperação da estrada de Porto Calvo até Japaratinga e de Japaratinga até Maragogi, chegando à divisa com Pernambuco, recuperando 100% da AL-101 Norte”, afirmou Renan Filho, que garantiu, também, recuperar os acessos aos municípios de Jundiá, Jacuípe e Campestre, todos na região Norte de Alagoas.

O dia foi marcado ainda pela entrega de 47.221,09 m² de vias urbanas reestruturadas no município. As obras integram as ações do programa Pró-Estrada, do Governo do Estado.

Cisp

Na área de segurança pública, o governador e o secretário Lima Júnior assinaram a ordem de serviço para a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município, o primeiro da região Norte do Estado. Seis destas unidades já se encontram em funcionamento em Alagoas. O sétimo Centro será inaugurado nesta quarta-feira (17), em Cajueiro. Até o final deste ano serão 20.

“Também teremos um Cisp em Matriz de Camaragibe, um em São Miguel dos Milagres e outro em Maragogi, dando sequência aos investimentos em segurança pública que a região precisa”, acrescentou Renan Filho.

O Centro Integrado de Segurança Pública ficará pronto em até cinco meses. O secretário de Segurança, Lima Júnior, explicou que a expectativa é atender todas as regiões do Estado.

"Temos um compromisso com todo o povo alagoano. São Luís do Quitunde irá mudar de cara, porque a Segurança Pública vai apertar o cerco contra criminosos que agem no município", destacou Lima Júnior.

Emancipação política

Acompanhado do senador Renan Calheiros, do deputado estadual Cícero Cavalcante e da prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcante, o governador participou de uma série de inaugurações promovidas pelo município, como a entrega da reforma das praças Ormínio Montes e Padre Cícero, da escadaria Edézio Pereira, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de ruas centrais.

Foram entregues, ainda, duas ambulâncias e o novo fardamento da Guarda Civil Municipal. São Luís do Quitunde completa, nesta terça-feira (16), 125 anos de emancipação política.

Escola

O ponto alto das inaugurações em São Luís do Quitunde foi a entrega do prédio histórico da Escola Estadual Messias de Gusmão completamente restaurado. A unidade de ensino foi construída na administração do governador Fernandes Lima, em 1924.

“Pelas bancas desta escola passaram figuras históricas alagoanas. Lá estudaram os ex-governadores Lamenha Filho e Divaldo Suruagy. De maneira que, resgatar este prédio histórico, que formou tanta gente, que deu oportunidade a tantas pessoas, é, sobretudo, resgatar a autoestima desse povo”, afirmou Renan Filho.

A escola foi severamente afetada pela enchente ocorrida em 2000 e se encontrava desativada desde então. Foi necessário instalar uma laje e refazer todo o piso de madeira, além de instalar as partes elétrica e hidráulica e a cobertura.

O engenheiro civil Alberto de Gusmão Couto, bisneto de Messias de Gusmão, prestigiou a solenidade. “São Luís do Quitunde tem história e nossa família está intimamente ligada a essa história. Para mim foi uma honra ser convidado a participar desta solenidade. A escola foi recuperada com os traços neoclássicos preservados”, destacou Alberto de Gusmão.

O espaço, que conta com seis salas de aula, ganhou rampas de acessibilidade e terá capacidade para atender até 700 alunos. Durante o discurso, Renan Filho anunciou a construção de uma escola em tempo integral no município.

Garantiu, ainda, construir a ponte do povoado Quitunde e, com recursos federais conseguidos por meio do senador Renan Calheiros, melhorar o sistema de abastecimento da cidade.