Interior

Semarh vistoria obras para instalar sistemas de dessalinização

Visitas são direcionadas aos municípios do semiárido alagoano

Por Ascom / Semarh-AL 03/05/2017 12h34
Semarh vistoria obras para instalar sistemas de dessalinização
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma série de vistorias em obras de infraestrutura hídrica está ocorrendo no início deste semestre na região do semiárido alagoano. O secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Edílson Ramos, tem visitado os trabalhos para construção dos sistemas simplificados de abastecimento de água e implantação dos dessalinizadores.

Segundo Edilson Ramos, os municípios de Palestina e Olho d'Água das Flores, ambos localizados no Sertão, receberam a vistoria da Semarh.

Em Olho d´Água das Flores, um dessalinizador foi entregue para equipar um sistema de abastecimento simplificado. O dessalinizador será responsável em transformar a água salinizada em doce e apta ao consumo humano. Já o sistema de abastecimento permite às famílias ter acesso à água na porta de suas residências.

Já no município de Palestina, na comunidade Lagoa da Sela, foi constatado que as instalações elétricas necessitam de reforço e maiores investimentos para comportar o funcionamento do sistema de dessalinização.

“As vistorias tomam como base levantar uma série de situações em que as instalações elétricas precisam de resolução. Estamos percorrendo os municípios em que as obras hídricas estão se tornando realidade e mantendo contato com as prefeituras para efetivação de parcerias, buscando dar andamento para resolver alguns problemas pontuais”, ressalta Edilson Ramos.

Cronograma

Além de Olho d´Água das Flores e Palestina, as Semarh vem realizando outras vistorias em cidades contempladas com o desenvolvimento dos programa Água Para Todos e Água Doce, ambos do Governo Federal, mas que contam com a contrapartida de investimentos do Governo de Alagoas.

Já houve visitas em Senador Rui Palmeira, na comunidade Cartucho; em Carneiros, na localidade de Várzea da Esteira; em Água Branca, no assentamento Salgadinho; e em Água Branca, nas comunidades de Santa Cruz, Queimadas dos Birotas e Iraque.

Até a próxima sexta-feira (5), segundo o cronograma de trabalho montado por Edilson Ramos, haverá vistorias no município de Batalha, na comunidade Mamoeiro; em Maravilha, no Riacho do Tenente; em Senador Rui Palmeira, em Serrinha dos Cocos; e em Olivença, nas comunidades Garrote e Bento.

O prognóstico da Semarh é instalar 17 sistemas de dessalinização nos municípios até o final deste mês de maio. Segundo o consta no site mapeamentohidrico.semarh.al.gov.br, disponibilizado pela secretaria, 91 sistemas de dessalinização estão sendo executados em Alagoas por meio do programa Água Doce e 52 sistemas de abastecimento simplificados estão sendo construídos em convênio com o programa Água Para Todos.