Interior

Renan Filho e ministro entregam mais de 8 mil cisternas em Santana

Governador anunciou ainda que assinará maior programa de água da história do Estado com a construção de reservatórios de água da Bacia Leiteira construídos no Sertão

Por Agência Alagoas 25/04/2017 10h38
Renan Filho e ministro entregam mais de 8 mil cisternas em Santana
Reprodução - Foto: Assessoria

Ao lado do povo sertanejo, o governador Renan Filho recebeu, na segunda-feira (24), o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, durante a solenidade de entrega das 8,4 mil cisternas para abastecimento de água da população da região do Ipanema, sertão de Alagoas. A solenidade aconteceu no sítio Riacho Fundo, zona rural do município de Santana do Ipanema, onde também foram realizadas as entregas de 1,9 mil tecnologias sociais de acesso à água para produção e 108 cisternas escolares.

A entrega oficial foi feita na segunda, mas as cisternas já estavam prontas há algum tempo e mudaram a realidade da população, como conta a agricultora Josefa da Silva.

"Antes dessas cisternas a gente não tinha onde colocar um pouco d'água para sobreviver. A gente pegava água de barreiros e hoje não pegamos mais; hoje bebemos água de qualidade e isso mudou completamente a nossa vida".

A ação fez parte da programação do III Encontro de Celebração Pública e Intercâmbio de Experiências com gestores públicos e beneficiários no âmbito do Programa de Cisternas e inclusão produtiva no sertão alagoano. É uma parceria entre o ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), com o Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri) e contou com as presenças dos ministros Marx Beltrão, do Turismo; Maurício Quintela, dos Transportes, do senador Renan Calheiros, além de deputados e prefeitos do sertão.

"Quero parabenizar as ações do Condri, esse consórcio de prefeitos do sertão, e agradecer ao ministro Osmar Terra por cada nova realização que ele traz a Alagoas. Foi assim no grande lançamento do maior programa de construção de cisternas, depois quando ele veio a Palmeira dos Índios para a entrega de mil cisternas de primeira água construídas pelo Estado com recursos federais e é assim agora, no sertão, onde a gente apresenta novas tecnologias para a inclusão produtiva e novas vertentes para o desenvolvimento familiar sustentável", destacou Renan Filho.

O senador Renan Calheiros também destacou a importância desses investimentos para a subsistência do povo sertanejo.

"É fundamental esse incentivo porque dinamiza a economia da região, viabiliza uma infraestrutura hídrica necessária para que possa gerar renda, emprego e tocar a atividade agrícola. Isso beneficia diretamente a agricultura familiar e fico muito feliz toda vez que isso acontece", acrescentou o senador.

No sítio Riacho Fundo, a comitiva do governador visitou várias residências para conhecer de perto as tecnologias que estão melhorando cada dia mais a vida no sertão e, além das entregas das cisternas, eles fizeram a entrega de 400 forrageiras elétricas, 600 rolos de arame farpado, caixas d'água e 5.940 barreiros familiares.

"Tudo isso que estamos fazendo diminui o risco para o agricultor e faz com que ele não precise abandonar a terra. Ele vai ter água para plantar, água potável para beber, todas as escolas do semiárido vão ter cisternas. E ainda teremos mais investimentos. Até o meio do ano que vem vamos colocar mais de R$ 30 milhões nessa região para o atendimento das necessidades hídricas da população", explicou o ministro Osmar Terra.

Neste dia 24 de abril, a cidade de Santana do Ipanema comemorou 142 anos de emancipação política e, além de parabenizar o município, o governador garantiu novos investimentos na região.

Anúncio

"Só aqui na região já revitalizamos o acesso à Minador do Negrão, reconstruímos o acesso à Maravilha, entregamos a adutora do alto sertão levando água para Olho D'água do Casado, Piranhas, Água Branca, Pariconha e outros municípios. Esse ano teremos mais novidades porque eu tenho um compromisso com o povo de Alagoas que é de levar água para todas as cidades da zona urbana, as águas do canal do sertão. Quero anunciar que nos próximos dias vamos assinar a ordem de serviço para a construção dos reservatórios de água da bacia leiteira construídos em Olivença, Maravilha, Ouro Branco, Santana do Ipanema em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Esse será o maior investimento em água que Alagoas já viu", prometeu o governador.