Interior

Seris e TJ inauguram Sala de Telepresença no Presídio do Agreste nesta terça

Cerca de dois mil atendimentos foram realizados no ano passado

Por Agência Alagoas 10/04/2017 23h30
Seris e TJ inauguram Sala de Telepresença no Presídio do Agreste nesta terça
Reprodução - Foto: Assessoria

Tecnologia, segurança, agilidade e economia são algumas das vantagens das audiências telepresenciais. Nesta terça-feira (11), às 10h, será inaugurada mais uma Sala de Telepresença no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), consolidada por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), possibilita mais celeridade no atendimento aos internos.

A partir desta terça-feira (11), o Presídio do Agreste contará com três salas ativas para a realização das audiências. A instalação das Centrais de Telepresença no sistema penitenciário foi iniciada em 2015. Em seu primeiro ano de funcionamento foram feitas 22 audiências. No ano seguinte, o número subiu consideravelmente, com 1.200 audiências e 1.958 reeducandos atendidos, inclusive aqueles com processos fora de Alagoas.

Para o assessor-técnico do Centro de Telepresença da Seris, Gilton de Messias, um dos motivos para o crescimento das audiências é a praticidade da ferramenta e os investimentos do Governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça. “Temos uma excelente estrutura. O Judiciário está percebendo os benefícios da Central e utilizando o recurso cada vez mais. Dessa forma promovemos a justiça e ordem no cárcere”, disse.

O secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, reforça o compromisso do Governo de Alagoas em otimizar as iniciativas ressocializadoras.

 

"Com a inauguração da nova sala, os benefícios serão ampliados, podendo dobrar o número de atendimentos. Com a Telepresença não precisamos deslocar o reeducando para as Varas. Assim, temos uma dinâmica melhor nos serviços e economizamos recursos", afirma.