Interior

Seris fortalece segurança com ação educativa no Governo Presente

Trabalho conjunto com a PM gera mais tranquilidade para os moradores da Região da Zona da Mata

Por Agência Alagoas 06/04/2017 13h46
Seris fortalece segurança com ação educativa no Governo Presente
Reprodução - Foto: Assessoria

O fortalecimento da segurança pública é uma das prioridades do Governo de Alagoas. Neste sentido, um dos instrumentos mais eficazes para evitar delitos ocorre através do uso das tornozeleiras eletrônicas. Através do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP) da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) é possível fiscalizar se os critérios estabelecidos pelo Poder Judiciário estão sendo cumpridos pelos reeducandos.

Na 6ª Edição do Governo Presente, que ocorrerá nesta sexta-feira (7) e sábado (8), a Seris prestará instruções e orientações aos monitoradas que utilizam tornozeleira eletrônica na Região da Zona da Mata. Além de conscientizá-los sobre a oportunidade que eles têm para trabalhar, estudar e fortalecer o vinculo familiar fora do cárcere, a iniciativa garante tranquilidade para os mais 211 mil habitantes daquela localidade.

O supervisor do CMEP, Alucham Fonseca, explica que mais de 700 apenados dos regimes aberto e semiaberto que utilizam tornozeleira eletrônica são fiscalizados 24h, ininterruptamente. “Há sempre uma equipe atenta no CMEP, acompanhando o passo a passo dos monitorados, em qualquer parte do mundo. Ao detectarmos alguma violação das regras, acionamos prontamente a Polícia Militar para recapturar o infrator”.

De acordo com o secretário da Ressocialização, Marcos Sérgio de Freitas, a parceria entre o Governo de Alagoas e Poder Judiciário é fundamental para interiorizar as políticas públicas com foco na promoção da paz e reintegração social dos apenados. “Trabalhamos de forma integrada para proporcionar um futuro digno aos egressos do sistema prisional e, consequentemente, tranquilidade para população em todo o Estado”, afirma.