Interior
Chuvas no Sertão e Agreste de Alagoas ajudam no controle da seca
Para meteorologista da Semarh, tendência é que este inverno seja mais generoso
Regiões alagoanas afetadas pela seca têm recebido um alívio nos últimos dias. Foram registradas chuvas bem distribuídas no Alto Sertão, no Agreste e também na Zona da Mata. Municípios de Inhapi, Delmiro Gouveia e Canapi registraram intensas precipitações. A previsão é que continuem, ajudando o solo a se recompor do período crítico.
No Sertão choveu em 24 horas cerca de 45mm, como também em todo o semiárido. O meteorologista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh), Vinícius Pinho, afirma que a partir de agora as precipitações serão periódicas.
“Choveu principalmente no Alto Sertão cerca de 40mm e 45mm em todo o semiárido. É uma chuva boa para aquela região que estava precisando. Era uma chuva esperada, inclusive ontem, nós mandamos um alerta para a Defesa Civil e agora é mais comum a incidência dessas pancadas de chuvas”, esclarece Pinho.
Segundo Vinícius Pinho, a distribuição de chuvas tem sido vantajosa para essas regiões. A expectativa é de que com a quadra chuvosa, período caracterizado pelo início do inverno, as chuvas evoluam.
“As chuvas registradas durante a semana, ainda não têm uma ligação direta com o inverno, pois ainda estamos na fase de transição, mas é bom um sinal de que a gente possa ter um volume mais significativo de chuva nesse inverno. Essa chuva é boa porque está sendo bem distribuída. Chove, para, depois volta a chover”, diz.
Apesar disso o meteorologista acredita que ainda é cedo para dizer que o problema da seca será resolvido apenas com este inverno. “A tendência, principalmente a partir da segunda quinzena de abril é melhorar. Não vai resolver toda essa situação. Mais uma vez eu falo: a perspectiva ainda é de chuvas abaixo da normalidade, mas já é melhor do que no ano passado. Mas a expectativa nossa é que melhore durante o inverno. Eu não sei se vai ser água suficiente para depois do inverno. A perspectiva é bem mais animadora que a dos últimos meses”, expõe.
Mais lidas
-
1O retorno de um ícone do horror
Quem é o pai de Jason Voorhees? Elias Wittering muda a origem do assassino em Crystal Lake
-
2Até 25 de outubro
BRK está com vagas abertas para diferentes áreas na Região Metropolitana de Maceió
-
3Itapecerica da Serra
Mulher é estuprada após sair em van clandestina de Alagoas para São Paulo
-
4Neste domingo
Caminhada Bora Lula reúne apoiadores e leva a mobilização política às ruas de Maceió
-
5Eleição independente
Eleições: quem não votou no primeiro turno pode participar do segundo




