Interior

Ações do PAC Cidades Históricas avançam no estado de Alagoas

Obras, realizadas sob a fiscalização da Superintendência do Iphan em Alagoas, envolvem restauração arquitetônica e revitalização de sítios históricos

Por Ascom / Iphan-AL 29/03/2017 15h42
Ações do PAC Cidades Históricas avançam no estado de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) criou, em 2013, uma linha de ação exclusiva para a preservação dos sítios históricos urbanos protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o PAC Cidades Históricas. A iniciativa, que está sendo implantada em 44 cidades de 20 estados da federação, visa a revitalização das cidades históricas, a restauração dos monumentos e a promoção do Patrimônio Cultural. Em Alagoas, o Programa contemplou ações nas cidades de Penedo e Marechal Deodoro, que vem sendo executadas com a co-execução das prefeituras.

Em Penedo, já foram entregues as obras de restauração do Círculo Operário, da Biblioteca Pública e do Casarão Montepio dos Artistas. Seguem em execução as obras de requalificação urbanística do Largo de São Gonçalo, localizado no centro comercial da cidade, a restauração do Teatro Sete de Setembro, dos galpões da orla do rio e implantação da Escola Náutica, Oficina e Marina Pública.

A obra de requalificação urbana do Largo de São Gonçalo prevê a potencialização da área predominantemente comercial. De acordo com a fiscal do Iphan responsável pelo acompanhamento da obra, Gardênia Nascimento, "a revitalização do Largo facilita o cotidiano dos lojistas e da população, além de ratificar o valor do patrimônio histórico da região. O objetivo maior é proporcionar um crescimento econômico e cultural, dinamizar a economia local por meio da concretização do centro de convenções na cidade".

Já a obra do Teatro Sete de Setembro, espaço de grande referência simbólica e com localização privilegiada, consiste na restauração do edifício, na instalação do sistema de climatização, elétrico, luminotécnico, além da implantação de projetos de cenotecnia e iluminação cênica. A proposta é que o Teatro seja um dos espaços integrados ao centro de convenções, capaz de articular espetáculos inseridos no circuito nacional.

Mais uma obra em processo de finalização é a da Marina, Oficina e Escola Náutica, no bairro do Barro Vermelho em Penedo. A intenção é que o espaço estimule o transporte e as atividades náuticas da região, além de colocar a cidade na rota do turismo náutico. Paralelamente, encontra-se em processo licitatório a construção de um Cais, que irá integrar a Marina.

Em Marechal Deodoro, vem sendo conduzida a requalificação do Largo da Igreja do Carmo. A construção da área de convívio para os moradores e o enlarguecimento dos passeios para pedestres estão entre as ações realizadas no sítio histórico. Além disso, estão sendo executadas as redes de drenagem de águas pluviais, esgotamento sanitário, de iluminação pública e telefonia. “A requalificação da área proporciona melhor qualidade de vida à população. Além, claro, de preservar o patrimônio cultural e religioso.”, diz Gardênia.

Vale destacar que as obras são acompanhadas por fiscais da arqueologia que, através da pesquisa arqueológica e escavações, buscam identificar vestígios dos tempos passados. Por exemplo, no Largo do Carmo, em Marechal Deodoro, foram encontrados materiais de artefatos líticos, esqueletos, além de cerâmicas datadas do período pré-colonial.

Padrões de porcelanas encontradas no Largo do Carmo (Foto: Ascom / Iphan-AL)