Interior

Municípios alagoanos ganham projetos para saneamento e abastecimento de água

Municípios inscritos na seleção pública vão receber os projetos totalmente prontos

Por Assessoria 20/03/2017 20h38
Municípios alagoanos ganham projetos para saneamento e abastecimento de água
Reprodução - Foto: Assessoria

Seis municípios, dos 50 que se inscreveram no edital da Funasa em 2011 para ter projetos de saneamento e abastecimento de água, começaram hoje a receber as orientações técnicas que vão permitir a execução e o planejamento para obtenção dos recursos necessários. O banco de projetos é um compromisso da AMA e esses, em parceria com a Funasa são os primeiros, disse o presidente Hugo Wanderley.

Os municípios inscritos na seleção pública vão receber os projetos totalmente prontos. O Ministério da Saúde, através da Funasa, contratou a empresa Arkis/Ars Consult, vencedora do processo licitatório para elaboração e orientação. Os projetos entregues estão na ordem de R$ 8 milhões.

Em parceria com a AMA, os municípios de Ouro Branco, Pariconha, Jaramataia, Carneiros, Maravilha e Palestina, além de receber a documentação elaborada, assinaram as solicitações de licenças ambientais junto ao IMA.

Segundo o presidente da Funasa, Domício Silva, o Grupo Executivo do PAC, responsável pelas avaliações leva em consideração vários critérios para a seleção, entre eles o percentual do Índice de Desenvolvimento Humano- IDH.

Os demais municípios seguiram uma ordem de chamada a ser divulgada pela Funasa. Segundo o prefeito, Fabiano Ribeiro Santana, de Pariconha, o projeto vai melhorar a distribuição de água no município. “Vai melhorar a infraestrutura da rede e da captação a água da reserva dentro de Pariconha. Através da substituição das redes velhas, vai ampliar a capacidade de reserva de 400 metros cúbicos para 800 metros cúbicos”, afirmou.