Interior

Governo irá construir memorial em homenagem a Delmiro Gouveia

Obra celebra o legado cultural no centenário de morte do industrial

18/03/2017 15h37
Governo irá construir memorial em homenagem a Delmiro Gouveia
Reprodução - Foto: Assessoria
No ano em que se comemora os 200 anos de emancipação política de Alagoas, também é lembrado o centenário de morte do ‘pioneiro’ Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

Com o intuito de envolver a comunidade em torno da memória e história do homem que empreendeu inúmeras ações que permitiram o reconhecimento, disseminação e valorização do sertanejo e de sua cultura, o Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura, lançou a programação do Centenário de Morte de Delmiro Gouveia.

O governador Renan Filho assinou a ordem de serviço do Memorial em homenagem ao industrial. Também será construída uma estátua em tamanho real e realizadas atividades em alusão ao legado de desenvolvimento deixado pelo visionário. “É muito importante destacarmos os relevantes serviços prestados por Delmiro Gouveia para toda a população alagoana. Em alusão ao centenário da sua morte, iremos desenvolver projetos em diferentes segmentos, como eventos educacionais, culturais, esportivos, dentro das atividades dos 200 anos de emancipação política do Estado”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

O prefeito Padre Eraldo destacou Delmiro Gouveia como um dos mais importantes homens do Brasil. "Delmiro mostrou ao Nordeste e ao Brasil as potencialidades do nosso Sertão", disse. O prefeito pontuou as ações que lembram o centenário. "Teremos a recuperação do museu regional, da usina hidrelétrica de Angiquinho. Faremos uma semana Delmiro Gouveia recheada com exposições permanentes, oficinas de teatro, música e dança, além de publicação de livros de delmirenses".

O governador Renan Filho falou do resgate, divulgação e valorização das cultura nordestina, tendo como referência Delmiro Gouveia. "Esse memorial irá eternizar a história de Delmiro. Em um ciclo de 20 anos transformou a região em uma área próspera. No ano do centenário de sua morte e do bicentenário de Alagoas vamos construir importantes equipamentos para o Sertão", declarou o governador.