Interior

Secretaria de Meio Ambiente realiza Semana da Água de Marechal Deodoro

Evento acontece entre os dias 20 e 26 de março e contará com diversas atividades em todo o município

Por Assessoria 16/03/2017 09h42
Secretaria de Meio Ambiente realiza Semana da Água de Marechal Deodoro
Reprodução - Foto: Assessoria

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura de Marechal Deodoro (SEMMAD), realiza a Semana da Água 2017. Durante o evento, que acontece entre os dias 20 a 26 de Março, serão realizadas aulas campais, plantios de mudas, mutirões de limpeza, ciclo de palestras e diversas outras atividades.

As atividades da Semana da Água começam na próxima segunda-feira, dia 20, com uma aula de campo no barco escola do IMA, saindo da Base Descentralizada do órgão, na Ilha de Santa Rita. Durante o passeio, os alunos da Escola Municipal Professora Eleuza Galvão Rodas e os Catadores de Resíduos Sólidos do município participarão de uma “Eco Aula”, em que serão discutidos meios para a preservação de água, além de outros assuntos relacionados à educação ambiental.

Ainda na programação haverá o lançamento do projeto “Hortas Medicinais em Postos de Saúde”, na comunidade da Praia do Francês. Também será realizado o plantio de mudas em áreas de mata ciliar, com a participação de alunos da rede pública municipal, nas comunidades do Riacho Velho e Baixa da Sapa. Além disso, na Colônia de Pescadores, acontecerá a entrega dos Certificados de Embarcações e o lançamento do programa “Jogue Limpo”, que ressalta importância da destinação correta das embalagens plásticas de lubrificantes usadas.

O Dia Mundial da Água, 22 de março, será marcado pela realização de um ciclo de palestras de cunho ambiental, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Marechal Deodoro – com direito a um certificado de 4 horas. Para participar, os interessados devem comparecer ao local, no dia do evento, com um quilo de alimento não perecível e realizar as inscrições. O material arrecadado será destinado às famílias dos catadores de resíduos sólidos de Marechal Deodoro.

Dentre os temas abordados, haverá o “Licenciamento Ambiental” e a “Outorga de Água”, ministrados respectivamente por os especialistas Dagoberto Omena, da SEMMAD e Gustavo Carvalho, da SEMARH. No local, também será apresentado o projeto “Recicla Óleo em Marechal Deodoro”, comandado por a gestora ambiental Joseneide Pereira, e agora, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Durante a semana também haverá atividades de arborização, gincana ambiental, mutirão de limpeza, cavalgada, pedalada entre outros. Confira a programação completa: https://goo.gl/p2C18d

A Semana da Água de Marechal Deodoro é realizada em parceria com a parceria da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e com o apoio das empresas Francês Gelo, Pousada Capitães de Areia, Pousada Paraíso Francês, Hortifrut da Ana, Pousada Le Baron, Pousada Ecos do Mar, Pousada Caravelas, Pousada Le Sollei, Conveniência Caravelas, Pousada Blue Vinking, Pousada Mahon Mar e Restaurante Sabor de Minas.