Interior

Projeto ‘Narrativas em Movimento’ encanta moradores da cidade de Porto Calvo

Espetáculo de videomapping foi projetado na histórica Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Por Marechais Consultoria & Assessoria 12/03/2017 18h44
Projeto ‘Narrativas em Movimento’ encanta moradores da cidade de Porto Calvo
Reprodução - Foto: Assessoria

O espetacular projeto Narrativas em Movimento encantou os moradores do histórico município de Porto Calvo na noite de sábado (11). O espetáculo de videomapping foi projetado na secular Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, datada de 1610. Os portocalvenses puderam acompanhar um verdadeiro show de som, luz, imagens e história. Idealizado pelo Núcleo Zero, a ideia foi contemplada pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016) e passou por seis cidades do interior de Alagoas.

O grandioso evento na cidade da região Norte começou com a tradicional apresentação do pastoril Rosas de Ouro. Em seguida começou o show de som, luz, imagens e história sendo projetados nas paredes da mais antiga igreja do Estado de Alagoas. Estima-se que cerca de mil pessoas acompanharam o evento no Centro da cidade.

O show nas paredes da igreja começou com um espetáculo de som e luz. Em seguida vieram as homenagens a padroeira do município Nossa Senhora da Apresentação e ao co-padroeiro São Sebastião. Depois vieram as histórias das guerras que aconteceram em Porto Calvo completando com a história do ilustre Domingos Fernandes Calabar sendo projetada por animações gráficas e sendo contada por historiadores.

Poemas como os de Lêdo Ivo sobre Calabar também foram declamados e projetados durante do show de videomapping. Trechos essenciais para a história de Porto Calvo foram destacados com o início dos engenhos de açúcar. O hino da cidade também foi exaltado e projetado pelos portocalvenses. A apresentação visual foi finalizada com um coral de música sacra sendo exibida na igreja. O evento foi encerrado com a apresentação ao vivo da tradicionalíssima orquestra Sete de Setembro.

O prefeito David Pedrosa elogiou bastante a iniciativa. “Foi um verdadeiro espetáculo que vai ficar na memória dos portocalvenses. O projeto também com a colaboração de portocalvenses e isso é essencial para a gente. Todo o apoio será sempre dado aos eventos em Porto Calvo”, ressaltou Pedrosa. A secretária de Cultura, Maria Terezinha da Silva, também adorou o Narrativas em Movimento.

O projeto já passou pelos municípios de: Marechal Deodoro, União dos Palmares, Piranhas, Penedo, Coqueiro Seco e agora desembarcou em Porto Calvo. Os participantes portocalvenses foram: Maurício Silva, Aldo da Silva, Adriano do Nascimento, Djaelson do Nascimento, Érica da Silva, José Marcelo, José Valdir, Givanilson Barbosa, Bruna da Silva, Melkilânia da Silva, Oriana de Barros, Ronivaldo dos Santos e Roselândia do Nascimento.