Interior

Hospital de Emergência de Arapiraca recebe pesquisadores da USP

Grupo de especialistas está levantando dados sobre acidentes com motos e consumo de álcool

23/02/2017 19h49
Hospital de Emergência de Arapiraca recebe pesquisadores da USP
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) esteve reunida, nesta quinta-feira (23), com diretores e profissionais de saúde do Hospital de Emergência Daniel Houly (HEDH), na cidade de Arapiraca.

Gabriel Andreuccetti, Juliana Takitane e Juliana Magalhães participaram da apresentação do projeto-piloto da pesquisa acerca do consumo de álcool e a relação com acidentes com motocicletas em pacientes atendidos pelo Hospital de Emergência do Agreste.

A reunião de trabalho aconteceu na sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

A apresentação do pré-projeto também contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e da Residência de Enfermagem e profissionais do hospital.

De acordo com a coordenadora do Programa de Residência do HEDH, enfermeira Sônia Mércia, os acidentes com traumas são um grave problema de saúde pública que afeta, sobretudo, a população jovem. 

Mais de 65% do total de acidentes são registrados na faixa etária de 15 a 44 anos, e a maior parte dos pacientes atendidos no Hospital do Agreste por conta de acidentes com motocicletas.

Sônia Mércia revelou que a pesquisa começa em maio deste ano, sob a coordenação da Ufal com apoio do Hospital de Emergência do Agreste, Faculdade de Medicina da USP, Detran/AL e da Residência de Enfermagem.