Interior

Chuvas registradas nos últimos dias não amenizam seca em Santana do Ipanema

Agricultores comemoram com vídeo nas redes, mas ainda sofrem efeitos da escassez

Por Tribuna Independente 23/02/2017 10h40
Chuvas registradas nos últimos dias não amenizam seca em Santana do Ipanema
Reprodução - Foto: Assessoria

As chuvas registradas nos últimos dias no Sertão de Alagoas não foram suficientes para amenizar a grave seca enfrentada na região. Um vídeo gravado na Zona Rural de Santana do Ipanema e divulgado nas redes sociais mostra o momento em que as chuvas começam a cair e a alegria dos moradores. No entanto, o volume não foi o bastante para encher os reservatórios.

Alguns sites de notícias locais repercutiram a comemoração dos agricultores. Mas o meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho explica que as precipitações registradas são típicas de Verão, não influenciando diretamente nos reservatórios.

“Resolver o problema não resolve de forma alguma. Apesar de terem sido registradas pancadas fortes, foram de curta duração. Como o solo está muito seco naquela região, boa parte dessa água acaba escoando de forma rápida e não serve para armazenar. Alguns barreiros, pequenos barreiros conseguiram armazenar um volume significativo de água. Mas não resolve de forma nenhuma. A gente precisaria de uma sequência de dias, com volumes grandes de chuvas para resolver essa situação”, reforça Pinho.

Para os próximos dias, não há previsão de chuvas, garante o meteorologista. A tendência é que a partir de abril a situação melhore. “Não existe perspectiva de volume grande de chuvas até abril. A perspectiva é que apenas a partir de 2018 tenhamos uma evolução no quadro e as reservas voltem a ser abastecidas”, afirmou ele.

O município teve a situação de emergência decretada em julho do ano passado pelo Estado. O Governo Federal reconheceu a crise dois meses depois, em setembro. Atualmente 77 cidades integram a lista do Governo Estadual de munícipios em situação de calamidade por conta da escassez hídrica e estiagem.

CALAMIDADE

O coordenador municipal da Defesa Civil em Santana do Ipanema, Marcelo Ferreira Gomes, relata o sofrimento da população da Zona Rural. Para ele, a situação é crítica e não existem soluções em curto prazo.

“O pessoal está precisando muito de água. Até água para o gado não está tendo. O abastecimento na Zona Rural é feito todo com carro-pipa. São doze carros-pipa e mesmo assim quando chegam nas comunidades, não dá 10 minutos e já não tem mais água. Têm alguns poços, mas a água não é suficiente ou é salgada e não dá para abastecer. Não vejo outra solução”, expõe Gomes.

A perda de lavouras tem comprometido também o comércio. Marcelo Gomes explica que a população rural, devido a prejuízos na safra e perda de animais, tem sido afetada economicamente.

“Tem gente desesperado, perdendo lavoura. O comércio fica comprometido e afeta a cidade. O comércio está acabando porque não tá vendendo nada. Não sei nem como eles estão fazendo para sobreviver”, detalha.

A seca em Santana do Ipanema atinge prioritariamente a Zona Rural, que depende da bacia hidrográfica da região para as atividades agropecuárias. Por conta da estiagem, o Rio Ipanema secou.

Na área urbana, a população não foi afetada, pois o abastecimento é mantido pela Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal).  A água vem do Rio São Francisco por meio do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira que abastece Santana do Ipanema e outros 18 municípios.