Interior
Hospital de Emergência de Arapiraca recebe pesquisadores da USP
Grupo de especialistas está levantando dados sobre acidentes com motos e consumo de álcool

Uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) esteve reunida, nesta quinta-feira (23), com diretores e profissionais de saúde do Hospital de Emergência Daniel Houly (HEDH), na cidade de Arapiraca.
Gabriel Andreuccetti, Juliana Takitane e Juliana Magalhães participaram da apresentação do projeto-piloto da pesquisa acerca do consumo de álcool e a relação com acidentes com motocicletas em pacientes atendidos pelo Hospital de Emergência do Agreste.
A reunião de trabalho aconteceu na sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
A apresentação do pré-projeto também contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e da Residência de Enfermagem e profissionais do hospital.
De acordo com a coordenadora do Programa de Residência do HEDH, enfermeira Sônia Mércia, os acidentes com traumas são um grave problema de saúde pública que afeta, sobretudo, a população jovem.
Mais de 65% do total de acidentes são registrados na faixa etária de 15 a 44 anos, e a maior parte dos pacientes atendidos no Hospital do Agreste por conta de acidentes com motocicletas.
Sônia Mércia revelou que a pesquisa começa em maio deste ano, sob a coordenação da Ufal com apoio do Hospital de Emergência do Agreste, Faculdade de Medicina da USP, Detran/AL e da Residência de Enfermagem.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo