Interior

Cisp de Boca da Mata desperta sonho de menino da comunidade

John Victor teve festa com cores das novas viaturas e participação das guarnições

Por Agência Alagoas 12/02/2017 13h15
Cisp de Boca da Mata desperta sonho de menino da comunidade
Reprodução - Foto: Assessoria

“Mamãe, mamãe, olha a amarelinha! Eu agora quero ser policial”, afirmou John Victor de seis anos, morador de Boca da Mata. Ele surpreendeu os pais, na semana passada, com a euforia ao avistar a viatura do Centro Integrado da Segurança Pública (Cisp). Revelou o sonho, despertado após a chegada do novo modelo de policiamento à cidade e provocou uma mobilização rápida, quase emergencial, para a festa de aniversário. 

Por telefone, dona Jucilene dos Santos, mãe de Victor, conta emocionada sobre a mudança de comportamento do menino, depois que os “amarelinhos” começaram a passar pelas ruas. “Nunca imaginamos ele querendo ser policial. Ele tinha muito medo da polícia. Mas depois que o amarelinho [viatura do Cisp] chegou ele começou a falar de forma diferente e ficava triste quando os policiais passavam e não conseguia ver. Mudou completamente”, relata a mãe.

O menino queria se aproximar, conhecer as pessoas que protegem a sociedade. Mas havia entre o desejo e a realização, a timidez dos pais e o receio de não serem atendidos. 

 “Mãe eu quero ir pra a amarelinha, quero andar nela”. O pedido de John Victor sensibilizou a família e uma prima da criança havia se comprometido a intermediar. Mas segundo a dona Jucilene, o tempo passou, nada foi concretizado, o aniversário se aproximava e as cobranças iam aumentando. “Liga mamãe, por favor , liga que eles vêm”. Essa passou a ser a frase preferida do menino. A pressão surtiu efeito e uma semana antes da festa a mãe  resolveu passar no Cisp e explicar a situação.

“Fui lá fazer o convite para irem ao aniversário. Mas, na verdade, achava que iriam esquecer ou, por algum motivo, seria impossível ter na festa os policiais, o que pra nós seria a maior felicidade”.

O que a família não tinha idealizado, ainda, era uma festa temática com a polícia e evidenciando os policiais da “amarelinha”. “Corre, Aderaldo (pai), corre prima, vamos fazer um bolo com as cores da polícia”, reforçou a mãe. 

John não sabia da surpresa, penas da festa. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas enxergam, a polícia é composta de cidadãos que por baixo da farda e da cara sisuda têm um coração sensível, enorme e podem ser amigos. É a polícia cidadã, parceira e que se faz presente de todas as formas.

“Eles fizeram o primeiro contato com uma guarnição e nos foi repassado, ficamos muito felizes em servir de incentivo para uma criança que afirmou querer ser policial após nos ver passando em sua comunidade. Isso nos orgulha e fizemos questão de comparecer ao aniversário. Colocamos o pequeno John Victor na viatura, demos uma volta com ele e participamos do seu momento. Registros que ficam para sempre em nossa vida profissional”, declara o soldado PM Danilo, da 1ª CIA Independente e lotado no Cisp de Boca da Mata.

Os pais de John não esperavam pelas guarnições. Um alvoroço tomou conta da família quando as viaturas estacionaram na Rua Manoel Palmeira Sampaio, em frente à casa de número 141, do conjunto Mutirão.

“Quando avisaram que a polícia tinha chegado faltava poucos minutos pra festa e foi uma correria imensa. Meu Deus, eles vieram mesmo! Meu filho ficou radiante e partiu logo pra viatura. Ele realizou um sonho. E se não mudar de ideia, quiser ser mesmo policial, terá o nosso total apoio”, ressalta a mãe de Victor que confessou aos policiais a emoção com a postagem feita pelo governador Renan Filho em rede social.

“A prima dele ia fazer um bolo, só com um carrinho de Polícia em cima. Mas, não seria o bastante. Então, em apenas um dia, pesquisei na internet e vi um bolo com preto e amarelo e disse: é esse. Vamos fazer o bolo com as cores das amarelinhas. Foi uma loucura encontrar um carro de Polícia, tudo muito corrido, mas deu certo”, disse Jucilene.

Para o secretário de Segurança Pública, Cel. Lima Júnior, a satisfação em registrar fatos como esse e ver seus policiais servindo de motivação para a realização de um sonho profissional é sinal de que a polícia tem seu brilho, capaz de despertar sonhos bonitos para o futuro e minimizar a expectativa ainda no presente.

Os soldados Francis, Diógenes e T. Araújo (guarnição Cisp I) e soldados Danilo, Rafaela Lima e Alessandra Lima (guarnição Cisp II) foram comandados pelo sargento Adécio. A Polícia Militar está de portas abertas esperando a chegada do John para vestir, honrosamente, a farda e contribuir com Alagoas.