Interior
População de União dos Palmares é contemplada com ações de saúde
Vacinação, teste de glicemia e aferição de pressão arterial foram ofertados no Governo Presente
Em mais uma edição do Dia D do Governo Presente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou para os moradores de União dos Palmares ações de promoção da saúde, aproximando ainda mais o governo à população do interior de Alagoas. A primeira edição do evento em 2017 aconteceu nesta terça-feira (7), no Ginásio de Esportes do Residencial Newton Pereira.
O comerciante Manoel Gomes aproveitou a oportunidade e levou a família para o estande da Sesau. “Fui muito bem atendido pela equipe da secretaria. Segundo fui informado, minhas taxas estão ótimas, mas me orientaram a procurar um médico em um posto de saúde, porque as taxas de glicose da minha esposa e do meu enteado estão alteradas. Eu tomava cuidado com a alimentação e, a partir de agora, vou tentar mudar os hábitos alimentares de todos lá em casa", disse.
Após ser atendida pela equipe da Sesau, Janisa de Carvalho, esposa de Manoel Gomes, aproveitou a oportunidade para fazer o cadastro no banco de doadores de medula óssea do Hemoal. “É uma oportunidade que temos de poder salvar uma vida”, destacou.
Outro serviço oferecido no Dia D do Governo Presente de União dos Palmares foi a aplicação de vacinas contra hepatite B, tétano e difteria. Também foram disponibilizadas orientações para o controle e eliminação do mosquito Aedes Aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
Para o secretário Executivo de Gestão Interna da Sesau, Ediberto Omena, que na oportunidade representou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, “a participação da Sesau no Governo Presente é importante porque as ações da saúde são levadas para os locais de difícil acesso. Com isso, integramos as ações do Governo com a comunidade, que tanto precisa de assistência do Estado”, salientou.
Triagem de acuidade Visual – Ainda como parte das ações do Dia D do Governo Presente, a Sesau foi até a comunidade quilombola Muquém, onde crianças entre 5 e 14 anos passaram por uma triagem para detectar casos de acuidade visual, melhorando assim o rendimento escolar dos pequenos.
Willames Delmiro Nunes, 10 anos, tem estrabismo e passou pelo teste, onde foi detectado outro problema visual. "Agora ele vai passar por uma consulta com um oftalmologista e, após a realização dos exames, a Sesau irá confeccionar os óculos de grau para as crianças que precisarem", informou Júlia Levino, assessora técnica da Sesau.
A mãe do garoto, Selma Delmiro Nunes, disse que Wíllames já havia usardo óculos, mas, eles quebraram. “Por falta de condições financeiras não consegui comprar outro. Agradeço muito ao Governo do Estado por essa oportunidade de ganhar um novo par de óculos. Ele já está apresentando algumas dificuldades na escola e, quando chega em casa, reclama de dores de cabeça e tontura”, contou.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas