Interior

Governo do Estado quer ampliar Ideb nos municípios alagoanos

Vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, esteve reunido com secretários municipais em Arapiraca

28/01/2017 10h26
Governo do Estado quer ampliar Ideb nos municípios alagoanos
Reprodução - Foto: Assessoria

Em reunião com as dez secretárias e secretários de Educação, vinculados à 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), em Arapiraca, o vice-governador e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, revelou a intenção de fortalecer a parceria com os gestores para ampliar Índice da Educação Básica (Ideb).

"O espírito de colaboração deve existir sempre. Está chegando novamente a data para a realização da Provinha Brasil e precisamos unir forças, estado e municípios, para superarmos a meta estipulada pelo Ministério da Educação", reforçou Luciano Barbosa.

A Provinha Brasil é uma avaliação que faz o diagnóstico para avaliar o desenvolvimento da educação infantil com as habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática desenvolvidas pelas crianças do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.

Acompahado da diretora da 5ª Gere, Luzia da Conceição, o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, falou para os gestores e revelou que o governo estadual firmou parceria com a Fundação Lemann para auxiliar os municípios alagoanos.

"É possível, sim, resolvermos juntos alguns problemas que afetam a qualidade do ensino nos municípios, como a evasão escolar, distorção entre idade e série e trazer a comunidade para dentro das escolas. A educação requer um trabalho coletivo para que a escola seja atrativa para as crianças e as metas sejam alcançadas e superadas", acrescentou.

Dos 102 municípios alagoanos, 32 registraram nota abaixo de 4 e nenhum tirou nota 7, que é o índice máximo estipulado pelo MEC.

"Em algumas cidades foram registrados avanços, com notas acima de quatro e até cinco, mas juntos podemos melhorar ainda mais esses indicadores e fazermos uma educação cada vez melhor para todos os alagoanos", completou Barbosa.