Interior

Conselho da Agricultura Familiar define propostas contra a seca em Alagoas

Estudo aponta que 86% da área do Estado se encontra m seca extrema

Por Agência Alagoas 28/01/2017 11h59
Conselho da Agricultura Familiar define propostas contra a seca em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Diante da situação dramática que Alagoas vive com a prolongada estiagem, que perdura por mais de cinco anos e deixa o Estado com 86% de sua área em seca extrema, o Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra), em sua primeira reunião extraordinária de 2017, formulou propostas emergenciais de intervenção governamental para minimizar o problema das famílias atingidas.

Entre as propostas aprovadas estão a realização de audiências públicas, reuso de águas servidas, estabelecimento de um cartão de crédito para pecuaristas pelo período de seis meses, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), distribuição de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ações emergenciais de apoio para cultivos irrigados nas áreas do Canal do Sertão e assistência técnica aos agricultores.

Constam ainda nas propostas, a solicitação de ração animal com preços subsidiados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), implantação de tecnologias sociais de baixo custo e fácil replicação para coleta e reserva ao de água das chuvas, entre outras.

As propostas apresentadas e aprovadas pelos membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária serão encaminhadas pela Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri), ao Comitê de Combate à Seca.

"Trata-se de mais sugestões para serem colocadas em ação pelo Comitê instalado pelo Governo de Alagoas", afirma o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que presidiu a reunião do Cedafra.