Interior

Centrais Já! contribuem com a fiscalização da legislação ambiental no interior de AL

Em 2016, foram mais de 400 atendimentos realizados nos três postos do IMA no interior

Por Agência Alagoas 21/01/2017 15h32
Centrais Já! contribuem com a fiscalização da legislação ambiental no interior de AL
Reprodução - Foto: Assessoria
Os postos de atendimentos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) nas Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, vinculadas à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), estão em funcionamento no interior do Estado e, gradualmente, têm sanado às demandas da população alagoana, que necessita de informações sobre questões ligadas ao meio ambiente.

Segundo informações da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), o número de atendimento tem crescido gradativamente ao longo dos meses. Entre os serviços mais buscados estão a realização de protocolo de documentos necessários para regularizar licenças de operação, entradas de licenciamentos, retirada dúvidas sobre documentos necessários para licenciar empreendimentos, além do recebimento de denúncias.

“De modo geral, os postos do IMA no interior são alternativas para as pessoas darem entrada em diversos tipos de processos ou buscar informações ligadas à questão ambiental, sem necessariamente precisarem se deslocar à capital. Somente em 2016, foram mais de 400 atendimentos realizados nos três postos do Instituto”, explica o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Luciano Modesto.

Os postos do IMA garantem ainda que os moradores das cidades do interior abram processos de licença ambiental, deem entrada em defesas de autuações ou intimações, se informem ou trirem dúvidas sobre a lista de documento necessários para licenciar ou regularizar diversos tipos de empreendimentos, ou ainda protocolem documentos endereçados para qualquer setor do IMA.

“Entendemos que atendimento precisa ser eficiente, de qualidade e, principalmente, que deve atender a população alagoana. Com parcerias como a do IMA, estamos construindo uma nova realidade em Alagoas. Sabemos a importância da fiscalização ambiental para o Estado e, por isso, incentivamos a presença do Instituto em nossas Centrais do interior ”, ressalta o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira.

Atualmente, conforme a SAC, os postos do IMA estão presentes em três cidades do interior, sendo elas Arapiraca, Penedo e Porto Calvo. Para ser atendido, basta que o cidadão procure um dos postos do órgão em uma das Centrais do Já! e aguarde o atendimento ocorrer. Em caso de dúvidas, também é possível consultar mais informações sobre serviços no site oficial do IMA (www.ima.al.gov.br).