Interior

Seca leva prefeito de Atalaia a decretar situação de estiagem

Governo municipal visa tomar medidas que possibilitem a disponibilidade do recurso hídrico

19/01/2017 18h38
Seca leva prefeito de Atalaia a decretar situação de estiagem
Reprodução - Foto: Assessoria

O fenômeno da seca que vem atormentando o Estado de Alagoas nesses últimos anos não está concentrado somente no Agreste e no Sertão. É que a falta de chuva também começa a preocupar as demais regiões. Na Zona da Mata, por exemplo, detentora de rios perenes, fontes, barragens, lagoas e açudes, a região enfrenta a agonia da absoluta escassez da falta d’água. Por conta disso, foi que na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Atalaia, Chico Vigário, mediante um relatório da Defesa Civil Municipal, decretou situação de estiagem por um período de seis meses, cujo relato estará sendo encaminhado nesta sexta-feira, 20, para a Defesa Civil Nacional e posteriormente publicado no Diário Oficial do Estado.

“Este decreto consiste num trabalho que iremos elaborar, por meio do PDR; que é o Plano Detalhado de Resposta, quando enviaremos para Brasília, para que o governo federal possa analisar em que ponto poderá nos ajudar; tanto financeiramente ou materialmente”, disse o coordenador da Defesa Civil do município Massilon Mendes, ele que também comanda toda região do Vale do Paraíba. Massilon salientou, que a situação do povo atalaiense quanto à escassez de água é bastante delicada; sobretudo para o plantio, pecuária e consumo humano, tanto que o prefeito Chico Vigário vai acionar uma campanha, conscientizando a população sobre a importância de economizar água nas torneiras. “Vivemos uma grande crise hídrica, onde vários poços de alguns povoados já estão exauridos. As duas fontes do manancial que fornece água à cidade, estão num nível muito baixo. Iremos tentar fazer uma ação emergencial na Burarema, mas não resolve o problema”, alertou Massilon Mendes, salientando que o rio Paraíba, que corta a cidade, praticamente saiu do mapa.

Com o decreto de situação de estiagem, o governo municipal visa tomar medidas que possibilitem a disponibilidade do recurso hídrico, construindo-se condições de reservas de água para uso humano e sustentabilidade dos lençóis freáticos, preservando assim o equilíbrio do meio ambiente. O decreto estabelece também que todos os órgãos do município estarão mobilizados sob o comando da Coordenação Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta a essa situação.