Interior

Prefeitura fecha lixão de Marechal Deodoro nesta sexta-feira

Resíduos sólidos do município serão encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos localizado no município de Pilar

Por Assessoria 12/01/2017 20h00
Prefeitura fecha lixão de Marechal Deodoro nesta sexta-feira
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Marechal Deodoro dará um grande passo para combater danos ao meio ambiente à saúde pública do município. Nesta sexta-feira (13), o prefeito Claudio Filho Cacau irá encerrar as atividades do lixão do município.

O atual lixão de Marechal Deodoro foi construído às margens da rodovia Edival Lemos (AL-215), no ano de 2014, para substituir o antigo, projetado para ter uma vida útil de seis anos. Entretanto, em menos de dois anos, o lixão já estava operando no limite de sua capacidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Secretário Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Mateus Gonzalez, além de ser proibido por Lei Federal e ser crime ambiental grave, manter um lixão a céu aberto em funcionamento se tornou um problema de saúde pública.

“O lixão foi construído com o nome de célula emergencial, mas além de não ser controlada, acredito que não tenha sido licenciada pelos órgãos ambientais. Ele está localizado próximo a um armazém de uma cooperativa de açúcar e muitos funcionários já precisaram de atendimento médico devido à combustão e produção de fumaça tóxica. Além disso, o lixão causa grandes danos ao meio ambiente, principalmente pela produção do chorume, que escorre do lixo”, explicou o secretário.

A partir da próxima semana, todos os resíduos de Marechal Deodoro terão a destinação adequada, como explica o prefeito Claudio Filho Cacau.

“Este será um grande avanço para os deodorenses. O fechamento do lixão é um ato de grande importância para o município, para a conservação do meio ambiente e para a saúde pública. Nós já temos uma destinação adequada para os resíduos de Marechal Deodoro, que é a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado em Pilar. A CTR já está licenciada e operando dentro dos padrões ambientais”, disse o prefeito.

O ato de fechamento acontece nesta sexta-feira (13), às 8h30, na rodovia AL-215, ao lado do Armazém da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas.