Interior

Semarh amplia a necessidade de municípios encerrarem lixões no Sertão

Secretário Alexandre Ayres participou de reunião com sete prefeitos que se comprometeram a tratar a pauta ambiental como uma das prioridades

Por Agência Alagoas 06/01/2017 12h52
Semarh amplia a necessidade de municípios encerrarem lixões no Sertão
Reprodução - Foto: Assessoria

O encerramento dos lixões e o incentivo à implantação dos aterros sanitários para receber os resíduos sólidos dos municípios são pontos recorrentes de debate por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Na quinta-feira (5), Ayres se reuniu com sete prefeitos da região sertaneja. O encontro ocorreu no auditório da Companhia de Saneamento de Alagoas  (Casal), no município de Delmiro Gouveia.

"A principal meta estabelecida durante a reunião é o encerramento dos lixões existentes na região do Sertão. Os prefeitos apresentaram as suas demandas e o Governo de Alagoas apontou direcionamentos, ações e investimentos realizados para incentivar a construção dos aterros sanitários. É um assunto que desde de 2015 a Semarh vem atuando para deixar o Estado de Alagoas em consonância com a legislação ambiental", explicou o secretário.

Um dos horizontes explanados pelo secretário de Estado do Meio Ambiente diz respeito ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos finalizado em 2015 e que traz suportes acerca da legislação vigente e orientações aos municípios sobre danos ambientais e meta para encerrar os lixões a céu aberto.

A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido junto às prefeituras para apresentar os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.

Participaram da reunião os prefeitos José Cícero, de Inhapi; Zé da Emater, de Olho d' Água do Casado; Zé Carlos, de Água Branca; Mundaú, de Mata Grande; Vinicius Hermes, de Canapi; Maristela Sena Dias, de Piranhas; e Padre Eraldo, Delmiro Gouveia. Todos os gestores se comprometeram em atuar de forma parceira para acabar com as atividades de destinar resíduos aos lixões.

Ainda na oportunidade, o prefeito José Cícero, de Inhapi, foi reeleito presidente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano (Crerssal).