Interior

Casal e Prefeitura de Palmeira discutem parceria para melhorar atendimento

Os dois órgãos vão trabalhar em conjunto para melhorar abastecimento de água à população

Por Ascom / Casal 05/01/2017 10h19
Casal e Prefeitura de Palmeira discutem parceria para melhorar atendimento
Reprodução - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Prefeitura de Palmeira dos Índios vão formalizar convênio e estabelecer parceria para melhorar o atendimento à população na prestação de serviços de abastecimento de água. Isto foi o que ficou definido em reunião realizada na quarta-feira (4), na sede da companhia, entre o novo prefeito do município, Júlio Cézar, e o presidente da Casal, Clécio Falcão.

Durante o encontro, que contou com a participação do deputado estadual Edval Gaia e do vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, foi discutido o caso da barragem Carangueja, que abastece 70% da população do município, mas que perdeu sua capacidade de produção de água devido à estiagem prolongada. Palmeira dos Índios também é abastecida pelo sistema Caçamba, mas este só atende a 30% da população.

O presidente da Casal explicou ao prefeito que a companhia está adotando medidas de curto, médio e longo prazos para enfrentar o problema de escassez hídrica. Emergencialmente, a empresa passou a utilizar carros-pipa para reforçar o abastecimento. Paralelamente a esta medida - de acordo com Clécio Facão -, a Casal está trabalhando na execução das seguintes obras e serviços: interligação do sistema de Estrela de Alagoas para o povoado de Canafístula, em Palmeira dos Índios, que utiliza água do manancial do Bálsamo; ampliação do sistema adutor da barragem Caçamba para ser interligado ao sistema Carangueja; interligação do sistema de abastecimento de Igaci a Palmeira dos Índios; estudo para implantação de um novo sistema de abastecimento para Palmeira dos Índios a partir da barragem do Bálsamo; combate mais intenso aos desvios de água nas adutoras e às ligações clandestinas.

Por sua vez, o prefeito Júlio Cézar solicitou à Casal a análise da água de poços da Prefeitura e de particulares que os colocaram à disposição, para fins de utilização no reforço do abastecimento do município. “A Casal tem interesse em fazer um trabalho conjunto e, desde já, abre suas portas à Prefeitura”, salientou Clécio Falcão, reforçando que a empresa está empenhada nas obras emergenciais e de curto, médio e longo prazos para enfrentar os desafios decorrentes da escassez hídrica.

A parceria também inclui ações relacionadas à reposição de pavimentos quando de obras da Casal em vias públicas e à solução de pendências da Prefeitura concernentes ao consumo de água pelos órgãos municipais.

Por fim, o prefeito convidou diretores e técnicos da Casal para participarem de uma reunião de emergência, na quinta-feira da próxima semana (dia 12), na sede da Prefeitura de Palmeira dos Índios, oportunidade em que serão expostas pelos diversos órgãos envolvidos com a problemática hídrica as alternativas para minorar a crítica situação de abastecimento do município, apresentando, também, as medidas de médio e longo prazos que estão sendo implementadas para resolver definitivamente os problemas oriundos da perda de vazão da barragem Carangueja.