Interior

Animais silvestres são encontrados em cativeiro na cidade de Porto de Pedras

Equipes de fiscalização chegaram ao local após receber denúncias de moradores da região

Por Ascom / IMA-AL 28/12/2016 14h41
Animais silvestres são encontrados em cativeiro na cidade de Porto de Pedras
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante operação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, 10 animais silvestres mantidos em cativeiro foram apreendidos, no município de Porto de Pedras. A apreensão aconteceu, na tarde de terça-feira (27), por equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Os animais estão sendo recolhidos nessa quarta-feira (28) e levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na sede do Ibama, em Maceió. Eles passarão por avaliação para verificar a necessidade de tratamentos específicos e as condições para soltura, além de receberem microchips e anilhas de identificação, no caso das aves.

A equipe chegou ao local pós receber denúncias de moradores da região que estavam incomodados com a situação. Os fiscais encontraram: quatro papagaios do mangue, duas Araras Canindé, três jabotis e um passarinho sabiá. O proprietário da casa, identificado como responsável pelo cativeiro, ainda recebeu autuação com multa no valor de R$ 5 mil.

Operação conjunta

A operação conjunta realizada pelo IMA, ICMBio e BPA na APA Costa dos Corais foi iniciada no dia 20 de dezembro e segue até o final do verão, para verificar denuncias de infrações ambientais. As ações acontecem dentro dos municípios, na faixa de areia das praias e no mar, em toda a Unidade de Conservação federal.

Além da apreensão dos animais silvestres, as equipes já apreenderam uma embarcação e materiais utilizados em pesca predatória; emitiu atuações por tráfego de veículos na praia e por construções irregulares; emitiu ordens de embargo e interdição; ainda entregaram intimações para retirada de um quiosque erguido em área de restinga, regularização da licença ambiental e adequação de construções.

A APA Costa dos Corais foi criada por decreto federal, em 23 de outubro de 1997. Possui cerca de 405.802 hectares, distribuídos em 122 quilômetros de costa de 13 municípios: Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi, em Alagoas, e São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré e Rio Formoso, em Pernambuco.