Interior

28 de dezembro de 2016 14:41

Animais silvestres são encontrados em cativeiro na cidade de Porto de Pedras

Equipes de fiscalização chegaram ao local após receber denúncias de moradores da região

Durante operação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, 10 animais silvestres mantidos em cativeiro foram apreendidos, no município de Porto de Pedras. A apreensão aconteceu, na tarde de terça-feira (27), por equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Os animais estão sendo recolhidos nessa quarta-feira (28) e levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na sede do Ibama, em Maceió. Eles passarão por avaliação para verificar a necessidade de tratamentos específicos e as condições para soltura, além de receberem microchips e anilhas de identificação, no caso das aves.

A equipe chegou ao local pós receber denúncias de moradores da região que estavam incomodados com a situação. Os fiscais encontraram: quatro papagaios do mangue, duas Araras Canindé, três jabotis e um passarinho sabiá. O proprietário da casa, identificado como responsável pelo cativeiro, ainda recebeu autuação com multa no valor de R$ 5 mil.

Operação conjunta

A operação conjunta realizada pelo IMA, ICMBio e BPA na APA Costa dos Corais foi iniciada no dia 20 de dezembro e segue até o final do verão, para verificar denuncias de infrações ambientais. As ações acontecem dentro dos municípios, na faixa de areia das praias e no mar, em toda a Unidade de Conservação federal.

Além da apreensão dos animais silvestres, as equipes já apreenderam uma embarcação e materiais utilizados em pesca predatória; emitiu atuações por tráfego de veículos na praia e por construções irregulares; emitiu ordens de embargo e interdição; ainda entregaram intimações para retirada de um quiosque erguido em área de restinga, regularização da licença ambiental e adequação de construções.

A APA Costa dos Corais foi criada por decreto federal, em 23 de outubro de 1997. Possui cerca de 405.802 hectares, distribuídos em 122 quilômetros de costa de 13 municípios: Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi, em Alagoas, e São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré e Rio Formoso, em Pernambuco.

Fonte: Ascom / IMA-AL

Comentários

MAIS NO TH