Interior

Secretaria de turismo deixa legado para São Miguel dos Milagres

Nesse curto período a Secretaria realizou o Milagres Fest

Por Assessoria 21/12/2016 15h36
Secretaria de turismo deixa legado para São Miguel dos Milagres
Reprodução - Foto: Assessoria

Dois anos atrás ao assumir a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de São Miguel dos Milagres, o jornalista Claudio Bulgarelli, oriundo da Assessoria de Comunicação do município, acumulou, na verdade, três pastas. Continuou desenvolvendo toda a área de divulgação e marketing, inclusive com alimentação do site de São Miguel e a criação do layout e tecnologia a ser empregada no portal da transparência e montando um projeto mínimo para as áreas de turismo e meio ambiente. Passados dois anos, e apesar de todas as dificuldades financeiras, é visível o esforço da Secretaria em criar uma linguagem própria para São Miguel dos Milagres. Sua equipe, Argemiro Salgueiro, Cristiane Lessa, hoje eleita vice prefeita e Emanuelle Paiva, tiveram participação fundamental para a realização desse projeto.

Nesse curto período a Secretaria realizou por três anos consecutivos o Milagres Fest, maior evento cultural do Litoral Norte, participou da criação do projeto Orla dos Milagres; ativou o Conselho Municipal de Turismo, que foi responsável pela criação da Lei da Taxa de Turismo, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito; criou o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Condema, que aprovou a criação do Comitê de Preservação do Riacho Toá, responsável pela descoberta da nascente do rio, pela campanha de preservação de água e pelo primeiro plantio simbólico de mudas de árvores nativas na barragem.

A Secretaria também conseguiu levar para São Miguel o Cine Sesi Cultural, por dois anos, evento que reuniu mais de cinco mil pessoas. Foi responsável pela realização do projeto Réveillon e Carnaval, reativando a importância do concurso do boi guerreiro e introduzindo o boi guerreiro mirim. Reativou também o famoso Pastoril dos Homens, um dos mais antigos do Brasil.

Foi responsável pela criação do site de São Miguel, hoje com mais de 20 mil acessos por mês e pelo portal da transparência. Conseguiu colocar São Miguel dos Milagres no novo mapa do turismo brasileiro, dando ao município a possibilidade de receber recursos do governo federal. Nesse período a divulgação do município ganhou índices altíssimos. Em jornais, revistas, televisão, sites e blogs a divulgação gratuita foi superior a 1 milhão de reais, transformando São Miguel no terceiro município mais importante do turismo em Alagoas. Emplacou também o cadastro municipal dos prestadores de serviços de turismo, com o objetivo de liberar o Selo de Qualidade Municipal. Conseguiu ainda, através de contatos, que a marca carioca Farm se inspirasse em Milagres para uma nova coleção de roupas.

Por fim e depois de dois anos de luta e pedidos, conseguiu o tão desejado Pórtico de Entrada do município, um enorme outdoor de bem vindo a São Miguel instalado na rodovia no povoado do Riacho.

Agora, com novo prefeito é hora de passar a bola pra frente e cobrar, insistentemente, do futuro secretário que dê continuidade aos projetos inacabados.