Interior

Comitê de Combate à Seca traça estratégias para os municípios alagoanos

Projetos e encaminhamentos serão apresentados, segunda-feira, ao representante da bancada Federal de Alagoas, Ronaldo Lessa

Por Agência Alagoas 17/12/2016 15h09
Comitê de Combate à Seca traça estratégias para os municípios alagoanos
Reprodução - Foto: Assessoria

O secretário da Agricultura de Alagoas,  Álvaro Vasconcelos,  apresentou ao Comitê de Combate à Seca propostas e encaminhamentos para o enfrentamento da estiagem que se arrasta há seis anos no Estado de Alagoas. A reunião foi realizada na Secretaria de Infraestrutura.

No encontro,  representantes da Secretaria da Agricultura,  Casal,  Semarh, Defesa Civil e Seinfra traçaram estratégias e elaboraram um documento para ser entregue na próxima segunda-feira ao deputado federal, Ronaldo Lessa, representa da bancada alagoana no Congresso Nacional.

Demonstrando preocupação,  o secretário Álvaro Vasconcelos fez um relato aos membros do Comitê onde barragens que há décadas sempre manteve agua, hoje estão totalmente secas e assoreadas, como as de Jaramataia, Dois Riachos e Maravilha.

Entre as propostas apresentadas pelo gestor da Seagri, estão os barramentos de rios de pequenos portes, a exemplo do Trapiá, Ipanema, Traipu, entre outros.

"Trata-se de um trabalho preventivo, já pensando nos próximos períodos de chuvas, para que possamos juntar agua nos subsolos desses rios", assegura o secretário Álvaro Vasconcelos.

Outra proposta apresentada foi a compra de silagem de milho e sorgo para distribuir com pequenos produtores rurais do Agreste e do Sertão.

Uma das principais pautas da reunião de segunda feira,  com o representante da bancada federal será pleitear recursos junto ao governo federal para ações emergenciais para minimizar os efeitos da estiagem em Alagoas.