Interior

Falta de água completa 20 dias em Capela e população protesta em frente à Casal

Problema seria estiagem e vazamento em barragem de contenção no Rio Paraibinha

Por Tribuna Hoje 14/12/2016 15h16
Falta de água completa 20 dias em Capela e população protesta em frente à Casal
Reprodução - Foto: Assessoria

A população de Capela realizou manifestação nesta quarta-feira (14) para cobrar providências da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) com relação à falta de água na região banhada pelo Rio Paraibinha. Segundo os moradores, a falta, que já tem mais de 20 dias de duração, começou após um defeito na barragem de contenção da companhia que fica no entorno de Capela.

Além do problema com o vazamento, a estiagem tem prejudicado Capela, bem como vários municípios de Alagoas, como 40 que estão em situação de emergência. Em reunião do Comitê de Combate aos Efeitos da Seca na segunda-feira (12), um levantamento foi apresentado e aponta outros 37 municípios em situação crítica, o que justificaria a ampliação da área em situação de emergência, de 40 para 77 municípios.

A reportagem do Tribuna Hoje foi informada que técnicos da Casal foram analisar a situação em Capela, porém após vários dias, não houve resolução do problema.

“O técnico da casal do município de Capela diz que o que tem de ser feito já foi feito, o vazamento da barragem continua e o povo sofre com esse descaso, onde a infraestrutura da barragem poderia ser melhor”, disse um morador da cidade.

Pela longa duração da falta de água, a população se mobilizou e foi até a sede da Casal nesta quarta para cobrar explicações aos responsáveis. Nos últimos dias, a companhia tem recorrido a carros-pipa para abastecer a população do município.

A reunião ocorrida na segunda-feira também apontou que o problema só deve ser resolvido de forma melhor quando voltar a chover em Alagoas, por volta de abril de 2017. As autoridades aconselham à população a cada vez mais aumentar o uso consciente de água, sem desperdício.