Interior

Serviço pioneiro de fisioterapia é inaugurado em São Miguel dos Campos

Sala da ADEFSMIC foi estruturada pelo Governo do Estado devido à campanha Nota Fiscal Cidadã pelo Governo do Estado

Por Agência Alagoas 04/12/2016 09h49
Serviço pioneiro de fisioterapia é inaugurado em São Miguel dos Campos
Reprodução - Foto: Assessoria

Ao disseminar a cidadania fiscal, a Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos (ADEFSMIC) conseguiu estruturar sua sala de fisioterapia respiratória para atender a mais de 400 associados e moradores da região. O serviço, pioneiro no município, foi inaugurado no sábado (3) com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Fazenda, George Santoro.

A associação foi uma das contempladas no sorteio de Dia dos Pais da Nota Fiscal Cidadã, recebendo R$ 15 mil para investimento em projetos que permitissem a melhoria da assistência social oferecida à população de São Miguel dos Campos. O recurso foi utilizado para reforma da sala, aquisição de equipamentos respiratórios, macas, bicicleta ergométrica, ar condicionado e outros itens cruciais ao serviço.

De acordo com o presidente da ADEFSMIC, Maurício Faustino, os recursos obtidos com o sorteio são fruto de um trabalho de sensibilização para fazer com que seus associados, amigos e parceiros se envolvessem com o ato de cidadania fiscal para inclusão do CPF na nota sempre que realizassem alguma compra.

"Quando soubemos dos benefícios da Nota Fiscal Cidadã, logo mobilizamos nossos associados por meio da nossa equipe de serviço social, prestamos esclarecimentos sobre o funcionamento e sobre a importância de se colocar o CPF na nota para o desenvolvimento do Estado e, claro, convidamos todos a adotarem nossa instituição para validar o compartilhamento das notas”, explicou o presidente da ADEFSMIC, acrescentando que a sensibilização resultou na doação de cerca de 520 notas.

A fisioterapia respiratória atende à demanda existente na região, já que nenhuma instituição ou hospital local possui este tipo de serviço e, até então, era necessário se deslocar a outras cidades para realizar o tratamento. Como explicou Maurício Faustino, o trabalho terá como foco principal o amparo a crianças com problemas respiratórios, principalmente àquelas que possuem algum tipo de sequela oriunda de nascimento prematuro ou tardio, ou que possuem microcefalia.

Acompanhamento

Atualmente, cerca de 100 pessoas utilizam, de forma agendada e com acompanhamento, o tratamento de fisioterapia muscular e outros atendimentos nas áreas de serviço social, informática, esportes e encaminhamento de associados ao mercado de trabalho são prestados rotineiramente. Com o novo serviço na área respiratória, a instituição pretende ampliar sua prestação em mais de 30%.Durante o evento de inauguração, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, ressaltou que conhecer de perto um projeto executado com recursos da Nota Fiscal Cidadã prova que a postura adotada pelo Governo para estimulo à solidariedade e à cidadania fiscal tem gerado bons frutos.

“Enquanto conseguimos fortalecer trabalhos sociais importantes, também conseguimos ampliar a noção de cidadania fiscal. Desde a reformulação da campanha, já temos um crescimento de 25% ?nas adesões e já sentimos o impacto positivo em nossa arrecadação. Todo mundo ganha com isso”, relatou.

A Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos também foi beneficiada com mais R$ 30 mil, desta vez no sorteio de Dia das Crianças realizado pela Secretaria da Fazenda no mês de outubro. O valor faz referência à maior premiação destinada às instituições sociais cadastradas na campanha e será utilizado para construção de uma sede própria para a associação, já que hoje todo o trabalho é desempenhado em prédio cedido por parceiros.

Para participar da campanha da Nota Fiscal Cidadã e ter direito ao uso do recurso público obtido através dos sorteios, todas as instituições precisam apresentar um projeto que forneça todos os detalhes sobre a aplicação do recurso para. A sala inaugurada pela associação seguiu todos as normas da campanha.