Interior

CTA de Arapiraca registra cinco novos casos de Aids até novembro

Registros levam em conta casos notificados de janeiro até o dia 22 deste mês de novembro

29/11/2016 17h35
CTA de Arapiraca registra cinco novos casos de Aids até novembro
Reprodução - Foto: Assessoria

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Arapiraca já registrou, de janeiro até o dia 22 deste mês de novembro, cinco novos casos de pessoas infectadas com o vírus HIV/Aids.

O vírus da Imunodeficiência Adquirida é o causador da Aids. Ao entrar no organismo humano, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do nosso corpo.

Instalado dentro das células, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando outras. Com a defesa do corpo prejudicada pelo vírus, a pessoa infectada fica sujeita ao aparecimento de vários tipos de doença.

Mas o HIV pode levar vários anos dentro de um organismo antes de aparecerem os primeiros sintomas. Isso depende do estado de saúde da pessoa, principalmente. Por isso, ser portador do vírus HIV é diferente de ter Aids.

Além do registro dos cinco novos casos de Aids, o Centro de Testagem e Aconselhamento notificou 82 casos de pessoas infectadas com sífilis e hepatites B e C.

Por conta disso, profissionais de saúde e servidores da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais estão mobilizando a população de Arapiraca, acerca dos cuidados para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A campanha começou nesta terça-feira (29), no Centro Administrativo Municipal, e se estenderá até quinta-feira (1º), no Dia Mundial de Luta Contra Aids.

De acordo com a coordenadora municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Liliane Leão, nesta quarta-feira (30) as ações serão realizadas no Shopping Arapiraca Garden, e na quinta-feira (dia 1º) a campanha vai às ruas, mais precisamente na Praça Luiz Pereira Lima, no prédio da Escola de Belas Artes, ao lado da Escola Hugo Lima.

Liliane Leão revelou que uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), formada pelas profissionais de saúde Helen Bonfim, Surama Erika, Lúcia da Silva e Márcia Maria,  trabalha em parceria na realização dos exames de sangue, com resultados em 20 minutos após a coleta.

A enfermeira e diretora do CTA, Viviane Jatobá, disse que no momento da testagem são feitos exames de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Caso a pessoa tenha sido contaminada pelo vírus HIV, dentro de algumas semanas podem ocorrer sintomas semelhantes à gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. Depois disso, a doença geralmente é assintomática até progredir para a AIDS. Os sintomas da AIDS são perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga, linfonodos, diarreia e infecções recorrentes.

O trabalho da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais conseguiu implantar as ações em 100% das Unidades Básicas de Saúde e a descentralização do Teste Rápido nas unidades de Média Complexidade, como o CRIA, Caps AD, Espaço Nascer e 5º Centro Noturno no Pronto Atendimento e Banco de Leite Humano, além das maternidades Afra Barbosa, Nossa Senhora de Fátima e Hospital Regional de Arapiraca.

As ações também são realizadas mensalmente nas empresas, com o suporte de profissionais treinados e qualificados para a testagem do sangue nas pessoas.