Interior

Escola Itinerante ensina música para 102 crianças em Arapiraca

Maestro Marcos Sena criou na cidade de Arapiraca o projeto “Música em Movimento”

Por Tribuna Independente 12/11/2016 12h00
Escola Itinerante ensina música para 102 crianças em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Promover a inclusão social e transformar a vida de dezenas de crianças por meio da música. Com esse propósito, o maestro Marcos Sena criou na cidade de Arapiraca o projeto “Música em Movimento”, que é uma escola itinerante para formar cidadãos e cidadãs, além de descobrir novos talentos na música que é uma das sete artes juntamente com a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura e a poesia.

O projeto foi idealizado no ano de 2014, mas agora vem ganhando força com atuação em bairros carentes da segunda maior cidade de Alagoas, ensinando crianças e adolescentes que desejam tocar um instrumento ou cantar.

Conforme relata o maestro Marcos Sena, que é fundador do Coral Sons e Dons, o projeto Música em Movimento já contou com 145 jovens e atualmente mantém em atividades 102 crianças e adolescentes que aprendem a desenvolver seus talentos com muita disciplina e profissionalização. Sena é coordenador e instrutor de canto, violão, teclado e cajon, que é um instrumento de percussão que pode utilizar caixas de madeira e gavetas para produzir sons.

O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, por sua grandiosa vibração e versatilidade.

O projeto também conta com a participação da cantora e professora de canto Elimalba Martins, a Malba.

A Escola Itinerante de Música de Arapiraca é um projeto não-governamental estruturado com verba adquirida na Alemanha para a compra dos instrumentos musicais e do veículo que transporta o grupo.

A ajuda teve o apoio do padre Benedikt Lennartz, que fez a intermediação e acolheu o projeto com outros doadores e colaboradores da escola itinerante de música.

A iniciativa já começa a dar os primeiros resultados com a formação do coro infanto-juvenil Pequenos Tons.

O coro é formado por 45 crianças que vivem com seus pais nos conjuntos residenciais Brisa do Lago, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, e no Jardim das Paineiras, duas áreas de muita vulnerabilidade social para crianças.

Elas já gravaram um CD e participaram do seu primeiro Festival Internacional de Corais, neste ano, em Maceió.

Agora, como explica o idealizador do projeto, o maestro Marcos Sena, o objetivo do grupo é lançar um novo CD nesta segunda quinzena do mês de novembro.

O adolescente Lucas David, 16 anos, revela que está no projeto desde o primeiro dia de atividades. “Consegui obter muitos conhecimentos e hoje já estou aprendendo a ensinar os que estão começando. Quero ser um instrutor de violão e continuar no projeto para seguir a carreira profissional”, declara o jovem.

A pequena Cleissielly Santos, 13 anos, relata que sempre gostou de cantar. “O projeto me ensinou tudo que eu sei atualmente. Já gravei dois CD’s e sou a solista. Estou muito feliz em fazer parte do grupo e também participar do Coral Pequenos Tons”, salienta a garota.

Orgulhoso com o sucesso do projeto, o maestro Marcos Sena cita a importância do trabalho para a socialização e profissionalização dos jovens em Arapiraca.

“Trabalhamos com o intuito de preparar nossos alunos para expandirem o projeto entre si e nos bairros onde vivem, fomentando a possibilidade de aprendizado e disseminação dos conhecimentos para outras crianças e adolescentes”, afirma o maestro.