Interior

8 de novembro de 2016 09:25

446 títulos agrários serão entregues pelo Governo do Estado

Documentação que será entregue pelo governador Renan Filho ainda este ano

Até dezembro, famílias agricultoras dos municípios de Pindoba, Paulo Jacinto, Murici, Messias, Joaquim Gomes e Flexeiras vão receber, gratuitamente, 466 títulos de terra do Governo do Estado. Os documentos estão sendo preparados pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jailme Silva, e pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, para serem assinados e entregues pelo governador Renan Filho.

“Uma das prioridades do governador Renan Filho é dar condições de vida para as famílias agricultoras permanecerem no campo, com oportunidade para ampliarem seus negócios, sem terem que sair de sua terra natal”, afirmou o secretário Álvaro Vasconcelos, durante visita ao gabinete do presidente do Iteral, Jaime Silva, na segunda-feira (7). “Com os títulos, os agricultores podem acessar crédito bancário e trabalhar com mais tranquilidade e maior chance de lucro”, disse o secretário.

Antes da emissão dos títulos, o Iteral, por meio de empresa licitada, desenvolve no campo um trabalho minucioso de medição dos lotes e de coleta de informações, com verificação nos cartórios de imóveis.

“A regularização fundiária beneficia centenas de famílias em todo o Estado”, afirmou Jaime Silva, dizendo que agricultores de outros municípios, a exemplo de Novo Lino e São Luís do Quitunde, também serão contemplados. “Os estudos nestes municípios já foram iniciados. Em breve, mais famílias terão a documentação de suas terras de forma gratuita, fornecida pelo Governo”, anunciou

“Em posse dos títulos, os agricultores podem, inclusive, pleitear aposentadoria, já que o documento serve como comprovante do trabalho no campo”, acrescentou o presidente do Iteral, ressaltando que, além de crédito bancário, as famílias que vão receber os documentos também terão a possibilidade de serem incluídas nos demais programas sociais dos governos estadual e federal.

“Os convênios para a regularização fundiária nestes municípios são antigos, mas só agora, no governo de Renan Filho, os estudos foram priorizados e levados adiante. Até o final deste ano, estas 466 famílias terão os seus títulos gratuitamente, entregues pelo próprio governador do Estado”, ressaltou Jaime Silva.

Confira abaixo a quantidade de títulos de terra por município:

Paulo Jacinto – 193 títulos

Pindoba – 97 títulos

Joaquim Gomes – 23 títulos

Messias – 14 títulos

Murici – 82 títulos

Flexeiras – 57 títulos

 

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH