Interior

UE do Agreste contabiliza mais de meio milhão de atendimentos em 13 anos

Com uma média de 40 mil atendimentos por ano, hospital é a principal porta de entrada do SUS no interior

Por Agência Alagoas 05/11/2016 18h08
UE do Agreste contabiliza mais de meio milhão de atendimentos em 13 anos
Reprodução - Foto: Assessoria

Há treze anos funcionando na cidade de Arapiraca, a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH) superou a marca de meio milhão de atendimentos, o que a credencia como referência no atendimento às vítimas de traumas de média e alta complexidade do interior de Alagoas.

Com uma média de 40 mil atendimentos por ano, a Unidade de Emergência do Agreste é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma população superior a um milhão de habitantes, que abrange as regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Além dessas regiões, a UE do Agreste ainda recebe pacientes de cidades de outros estados, próximas à divisa com Alagoas, a exemplo de Propriá (SE), Bom Conselho (PE) e Paulo Afonso (BA).

O hospital é especializado em atender emergências provocadas por causas externas, a exemplo dos acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, choques elétricos, quedas e envenenamentos.

Mas, sem sombra de dúvidas, a maior parte dos pacientes atendidos pela UE do Agreste são as vítimas da violência no trânsito, principalmente com o envolvimento de motocicletas, já que predomina a circulação desse tipo de veículo no interior.

INVESTIMENTOS

Nos últimos dois anos, o hospital vem recebendo investimentos importantes em sua estrutura física, mas, principalmente, na qualificação e valorização humana. Atualmente, o hospital conta com mais de 800 colaboradores, entre servidores efetivos, contratados e pessoal terceirizado.

A atual gestão vem ampliando as ações do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, responsável por realizar treinamento multidisciplinar em todo o quadro de servidores, abrangendo as mais diversas áreas e tipos de capacitação, tudo para oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado aos pacientes.

(Foto: Adalberto Custódio / Agência Alagoas)

Outro setor de valorização é o de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT). De acordo com os gestores, não adianta oferecer atendimento de qualidade se o trabalhador está vivendo conflitos internos ou no próprio ambiente de trabalho. O trabalho da equipe do QVT também vem sendo fundamental na valorização dos servidores.

No quesito estrutura física, o hospital passará dos atuais 40 para 120 leitos, tendo sua capacidade triplicada. “Quanto maior fica o hospital, maiores são os desafios a serem encarados. Com investimentos e, principalmente, a valorização do servidor, iremos evoluir ainda mais”, frisou o gerente administrativo do hospital, Rodrigo Pereira.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da UE do Agreste também será triplicada, passando dos atuais sete leitos para 20 leitos e mais outro direcionado para hemodiálise.

Após anos de sofrimento com um equipamento sucateado, o hospital acaba de ser contemplado com um tomógrafo novinho em folha, um dos mais modernos do Nordeste, com tecnologia de ponta e totalmente digital. O equipamento está sendo instalado e em breve deverá estar em pleno funcionamento, a exemplo do ultrassom.

Ainda de acordo com Rodrigo Pereira, o respeito e a credibilidade conquistados pela UE do Agreste ao longo dos anos devem-se, principalmente, à garra dos funcionários e o carinho pelo que se faz. “Nossos profissionais formam uma grande família, toda envolvida num único propósito: amenizar o sofrimento das pessoas e, muitas vezes, devolvê-las à vida”, frisou o gerente.

A enfermeira Joelma Araújo é uma das servidoras mais antigas do hospital. Ela foi convocada no primeiro concurso da instituição e atendeu os primeiros pacientes que ali chegaram.

“Tenho muito orgulho em ser enfermeira da UEDH, local que chamo de minha segunda casa. Ao longo dos meus treze anos trabalhando neste hospital acompanhei todos os avanços e pude contribuir para ajudar a salvar milhares de vidas. Aqui também construí muitas amizades e parcerias”, finalizou Joelma Araújo.