Interior

Após protesto durante a manhã, bugueiros desbloqueiam AL-101 Norte em Maragogi

Reclamação da categoria foi proibição dos passeios na faixa da areia das praias do município

Por Tribuna Hoje 28/10/2016 14h46
Após protesto durante a manhã, bugueiros desbloqueiam AL-101 Norte em Maragogi
Reprodução - Foto: Assessoria

Na manhã desta sexta-feira (28), bugueiros da Associação dos Bugueiros de Maragogi (ABM) bloquearam os dois sentidos da rodovia AL-101 Norte em protesto à proibição da realização dos passeios na faixa de areia das praias do município. A proibição foi uma determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com base em plano de manejo da Área de Proteção Permanente (APA) Costa dos Corais e decisão do conselho gestor.

Os manifestantes interditaram a via queimando vários tipos de materiais como palhas de coqueiro e até duas carcaças de fuscas que foram dispostas de cabeça para baixo. A proibição, segundo os membros da ABM, fez com que os associados estejam há pelo menos 15 dias sem realizar os passeios, o que trouxe prejuízos à categoria.

Depois de horas de interdição, o Gerenciamento de Crises do 6º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área, conseguiu o desbloqueio da rodovia. Ficou acordada uma reunião dos bugueiros com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o ICMBio para a próxima terça-feira (1º) em Maceió.

O grupo reclamou também de uma multa que vários bugueiros receberam. Em nota, o IMA explicou que as multas foram aplicadas após uma reunião entre representantes do instituto e a categoria para traçar uma nova rota.  A nota diz também que denúncia recebida pelo órgão informou que o grupo estaria trafegando por uma área de restinga.

O IMA infomou que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) era para ter sido assinado na tarde de quinta-feira (27) para solucionar o problema da multa e autorizar a nova rota, porém o grupo não quis assinar e fez o protesto nesta sexta.

Confira a nota do IMA:

"Sobre manifestação dos bugueiros de Maragogi

Os bugueiros de Maragogi fizeram um protesto, hoje (28) de manhã, por causa da proibição dos passeios na faixa de areia da praia, determinada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tendo como base o plano de manejo da APA Costa dos Corais e decisão do Conselho Gestor. Há pouco tempo o ICMBio multou cerca de 15 bugueiros por trafegar na faixa de areia. A ação teve apoio do IMA, Batalhão de Polícia Ambiental e Polícia Federal. Depois disso, os técnicos do IMA se reuniram com representantes do grupo para encontrar uma alternativa, o traçado de uma nova rota. Mas, pouco tempo depois, o setor de fiscalização recebeu a denúncia de que o grupo estava abrindo uma estrada numa área com vegetação de restinga. Por isso, a associação recebeu uma multa. Mesmo assim, houve a abertura para ajudar no que fosse possível. Foram feitas duas vistorias no local e três reuniões com os bugueiros para encontrar uma solução. Ontem (27) à tarde, era para ter sido assinado um Termo de Ajustamento de Conduta para solucionar o problema da multa e definir os passos para autorizar a nova rota, considerando o que determina a legislação ambiental. Infelizmente o grupo não quis assinar e hoje de manhã realizou o protesto, interditando a AL 101 Norte. O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, tem se colocado a disposição do diálogo e mantido as portas do órgão abertas para o grupo e seus interlocutores. A próxima reunião será na terça-feira."